Matemática: Entenda o que é proporção

As proporções são uma ferramenta útil para comparar as coisas entre si na matemática e na vida real, por isso é importante saber o que significam e como usá-las. Essas descrições e exemplos não apenas ajudarão você a entender as proporções e como elas funcionam, mas também tornarão o cálculo delas gerenciável, independentemente da aplicação.

O que é uma proporção?

Em matemática, uma proporção é uma comparação de dois ou mais números que indica seus tamanhos em relação uns aos outros. Uma proporção compara duas quantidades por divisão, com o dividendo ou número sendo dividido denominado antecedente e o divisor ou número que está dividindo denominado consequente.

Exemplo: você entrevistou um grupo de 20 pessoas e descobriu que 13 delas preferem bolo a sorvete e 7 delas preferem sorvete a bolo. A proporção para representar esse conjunto de dados seria 13: 7, com 13 sendo o antecedente e 7 o consequente.

Uma proporção pode ser formatada como uma comparação Parte com Parte ou Parte com Todo. Uma comparação parte a parte examina duas quantidades individuais em uma proporção maior que dois números, como o número de cães em relação ao número de gatos em uma enquete do tipo de animal de estimação em uma clínica animal.

A comparação Uma parte para todo mede o número de uma quantidade em relação ao total, como o número de cães em relação ao número total de animais de estimação na clínica. Proporções como essas são muito mais comuns do que você imagina.

Proporções na vida diária

As proporções ocorrem com frequência na vida diária e ajudam a simplificar muitas de nossas interações, colocando os números em perspectiva. As proporções nos permitem medir e expressar as quantidades, tornando-as mais fáceis de entender.

Exemplos de proporções na vida:

 

O carro estava viajando 60 milhas por hora, ou 60 milhas em 1 hora.
Você tem 1 chance em 28 milhões de ganhar na loteria. De todos os cenários possíveis, apenas 1 em 28 milhões deles faz com que você ganhe na loteria.
Havia biscoitos suficientes para cada aluno ter dois ou 2 biscoitos para cada 78 alunos.
As crianças superavam os adultos em 3: 1, ou havia três vezes mais crianças do que adultos.

Como escrever uma proporção

Existem várias maneiras de expressar uma proporção. Uma das mais comuns é escrever uma proporção usando dois pontos como uma comparação isto-para-aquilo, como no exemplo de crianças para adultos acima. Como as proporções são problemas de divisão simples, elas também podem ser escritas como uma fração.

Algumas pessoas preferem expressar proporções usando apenas palavras, como no exemplo dos cookies.

No contexto da matemática, os formatos de dois pontos e fração são preferidos. Ao comparar mais de duas quantidades, opte pelo formato de dois pontos. Por exemplo, se você estiver preparando uma mistura que requer 1 parte de óleo, 1 parte de vinagre e 10 partes de água, você pode expressar a proporção de óleo para vinagre e água como 1: 1: 10. Considere o contexto da comparação ao decidir a melhor forma de escrever sua proporção.

E então, gostou de conhecer mais sobre proporção matemática?

Não deixe de ler também – Matemática: História e definição do Teorema de Pitágoras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.