Marketing Digital – um conceito difícil de definir
O Marketing digital é uma centralização de esforços que objetiva aumentar as vendas. Entretanto, não é somente esse o objetivo.
Existe um impacto tácito causado pelas ações de Marketing Digital, que impulsiona vendas, bem como a divulgação e melhora a rotina das empresas. Por isso existem pessoas que entendem esse modelo publicitário como uma ciência, ao passo que outras pessoas compreendem o conceito desse marketing como uma inspiração do (origem) e para o mundo online.
Estratégias, conceitos e valores
No entanto, a publicidade online é um pouco de tudo, sendo um conjunto de estratégias e um conceito.
A utilização de várias disciplinas para identificar mercados-alvo, bem como as necessidades e desejos do público faz parte do Marketing Digital.
Uma entrega de valores, imagem e lucratividade
Por isso, se trata de uma área que é mais do que entrega de produtos, sendo uma entrega de valores ao cliente final e lucro para as empresas.
Segundo a AMA (American Marketing Association) o marketing digital é um conjunto de processos que possuem foco na criação e comunicação. Sendo assim, processos e instituições passam a ter valor não só para os consumidores, como também para quem produz, e isso reflete na sociedade como um todo.
Sempre existirá alguma forma de marketing
É difícil entender quando o marketing virou uma ferramenta na prática comercial. Todavia, os produtores e comerciantes na história sempre promoveram seus produtos, focando em benefícios.
Por isso, o marketing vem se adaptando as necessidades do momento, independentemente do momento em que o mercado se encontra. No entanto, o marketing digital é uma tendência irrevogável.