Marketing para empreendedores
Com o avanço da tecnologia, tornou-se mais fácil encontrar o público alvo na internet, e usar o marketing para atraí-lo.
O marketing tornou-se um grande aliado do empreendedor, ainda mais agora na pandemia.
Geralmente micro e pequenas empresas não contam com uma equipe grande de funcionários.
Muitas vezes, o próprio dono é o chefe de um ou dois funcionários que o ajudam em diversas tarefas.
Dessa forma, ele acaba fazendo um pouco de tudo, e buscando conhecimento em diversas áreas, para que sua empresa sobreviva.
Mas hoje em dia com a internet e tanta tecnologia, é possível encontrar diversos cursos e conteúdos, inclusive gratuitos e de fácil acesso.
Como realizar o marketing
As micros e pequenas empresas geralmente começam com o famoso marketing “boca a boca”, entre amigos, vizinhos e parentes.
Alguns que já tem um pouco de conhecimento e tempo investem na divulgação em redes sociais.
O marketing nas redes sociais precisa ser atrativo. As postagens devem conter imagens com uma resolução boa e conteúdo atraente.
É possível criar esses conteúdos no Facebook, Instagram, Twitter para atrair novos clientes e engajar os mais antigos.
Por isso, investir em vídeos curtos, de até 15 segundos, é uma forma de ter um alcance maior também nas redes sociais.
O marketing para o empreendedor tornou-se uma forma de comunicação necessária e muito útil.
Com isso, é possível através do marketing, criar muito conteúdo bacana, atingindo seu público.
Ferramentas de marketing para o empreendedor
Criar um blog é uma alternativa importante para o empreendedor que quer aumentar seu engajamento.
Portanto, se você tem uma empresa e ainda não investe no marketing dela, não perca mais tempo.
A oportunidade de marketing pode aparecer a qualquer momento para o empreendedor, seja na fila de um banco, dentro de um supermercado e até mesmo em uma festa.
Portanto, tenha sempre em mãos cartão, material de divulgação ou até mesmo no celular.
Automaticamente, com esse material o empreendedor pode apresentar caso alguém se interesse pelo seu produto ou precise do seu serviço.
Conhecido também como networking, essa forma de divulgar sua empresa, e atrair mais clientes é muito usada no mundo dos negócios.
O networking é um grande aliado nesse processo, pois através dele o empreendedor tem contato com outros profissionais.
Imediatamente, fazendo uma troca de conhecimento enriquecedora para ambos os lados.
Linkedin como estratégia de marketing
Essa é uma das ferramentas de marketing mais poderosas e usadas para fazer networking.
Logo depois de criar o perfil, fale sobre quem você é e sobre seu negócio e mantenha ele sempre atualizado.
Vantagens de usar o Linkedin:
- Maior visibilidade
- Fechamento de contratos com outras empresas
- Fácil divulgação de seu produto ou serviço
- Funcionalidade de recomendação por competências ( outras pessoas recomendam seu trabalho)
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Cliente X Networking
Um atendimento humanizado, que demonstra interesse realmente no cliente, que é claro e objetivo, traz muitos benefícios a empresa.
Portanto, é uma ótima forma de fazer networking, pois cliente satisfeito indica e fala bem da sua empresa.
Alguns benefícios são:
- Aumento da satisfação e a confiança do cliente;
- O cliente promove a empresa;
- Permite a empresa conhecer melhor os consumidores e direcionar melhor suas ações;
- Incentiva o consumidor a adquirir mais produtos ou serviços ao longo do tempo.
E sua empresa, já tem um planejamento de marketing?