Marinha do Brasil abre processo seletivo com vagas para nível fundamental

Marinha do Brasil oferece vagas para o curso de formação aquaviários - marinheiro de convés - nível 3 (CFAQ-MFC) no estado do Mato Grosso.

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do estado do Mato Grosso (CF – MT), está com inscrições abertas para concurso público que visa o preenchimento de 30 vagas para curso de formação aquaviários – marinheiro de convés – nível 3 (CFAQ-MFC).

Os candidatos devem comprovar nível fundamental para concorrer a uma das vagas.

Vagas Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil oferece, ao todo, 30 vagas para o curso de formação aquaviários – marinheiro de convés – nível 3 (CFAQ-MFC).

Para participara do processo de seleção, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos básicos:

  • Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado, ter no mínimo 18 (dezoito) anos no ato da matrícula (07 de outubro de 2021);
  • Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 – Lei do Serviço Militar), o último para candidatos do sexo masculino;
  • Não ter sido licenciado ou excluído a bem da disciplina do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares;
  • Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente;
  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;
  • Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais);
  • Cumprir as instruções estabelecidas neste Edital; e
  • Possuir o Ensino Fundamental Completo.

Inscrições Concurso Marinha do Brasil

Os interessados em concorrer a uma das vagas da Marinha do Brasil devem realizar a inscrição até o dia 22 de maio de 2023, presencialmente no endereço da na sede do CFMT, localizada na Avenida Oátomo Canavarros, 850 – Bela Vista – Cuiabá/MT. Mais informações no site da Marinha.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 8,00.

Atribuições de cargo Marinha do Brasil

Confira a seguir as principais atribuições do posto de aquaviário – marinheiro de convés – nível 3 (CFAQ-MFC):

Aquaviários – marinheiro de convés – nível 3 (CFAQ-MFC)

  • Os profissionais da Marinha Mercante, oficiais e subalternos, distribuídos em diversas categorias, exercem suas atividades, normalmente, a bordo de embarcações mercantes, ocupando posições de extrema responsabilidade;
  • O Marinheiro Fluvial de Convés pertence à seção de convés e auxilia na operação dos equipamentos de convés na manutenção e conservação do material do convés e participa de diversas atividades daquela seção. Ao longo da vida profissional o Marinheiro Fluvial de Convés tem a oportunidade de realizar cursos diversos relacionados com o Ensino Profissional Marítimo (EPM), visando o seu aprimoramento e o acesso às categorias superiores de sua seção;
  • O Marinheiro Fluvial de Convés desempenha suas atividades em embarcações com arqueação bruta (AB) de até 50, na função de Comandante de embarcações empregadas na navegação interior.

Etapas concurso Marinha do Brasil

O concurso para a Marinha do Brasil contará com as seguintes etapas:

  • Exame de conhecimentos de caráter eliminatório e classificatório;
  • Apresentação de Atestado Médico e Teste de suficiência física de caráter eliminatório e classificatório;
  • Apresentação do candidato selecionado a Divisão de Ensino Profissional Maritimo (EPM) da Capitania Fluvial de Mato Grosso, de caráter eliminatório.

O teste de conhecimentos consiste em 40 questões de múltipla escolha sobre temas de língua portuguesa e matemática relativos ao nono ano do ensino fundamental.

A aplicação do Exame de conhecimentos está prevista para o dia 27 de maio de 2023.

A avaliação terá duração de três horas, com início às 9h, na Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, na avenida Vereador Juliano da Costa Marques, Bela Vista, na cidade de Cuiabá – MT.

Já a etapa de suficiência física consiste em uma prova de natação de 25 metros, sem limite de tempo, em qualquer tipo de nado. O exame também prevê que o candidato permaneça flutuando dentro d’ água, sem qualquer auxílio, por, no mínimo, dez minutos.

Em caso de empate, os critérios de desempate seguirão na seguinte ordem:

  • Candidatos que são aquaviários e, dentre estes, os que possuírem maior experiência profissional comprovada por meio da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR);
  • Na falta de candidatos com experiência serão considerados os que tiverem maior idade;

Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir com detalhes maiores informações sobre o concurso Marinha do Brasil no estado do Mato Grosso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.