Por que a marca pessoal é tão importante?
Você já parou para pensar sobre por que a marca pessoal é tão importante? Entende quais são os benefícios que ela pode promover em sua vida? Se ainda não sabe, chegou o momento de descobrir e saber um pouco mais sobre o assunto. Afinal, se você quer alavancar a sua carreira, conhecer um pouco mais sobre esse conceito pode ser bem interessante. Confira!
Por que a marca pessoal é tão importante?
A marca pessoal é tão importante pois é a partir dela que nós apresentamos traços que queremos que as outras pessoas reconheçam em nós. E não, não estamos falando de ser personagem e inventar características, ok? O que queremos enaltecer com uma marca pessoal são aquelas características nossas que gostaríamos de fortalecer para o mundo.
É o caso de um profissional de marketing que quer fortalecer o seu conhecimento na área, ou um profissional de culinária que quer apresentar os seus atributos em sua área de atuação. Tudo de forma autêntica e que promova reais benefícios para a vida profissional do indivíduo.
Abaixo destacamos alguns desses pontos importantes envolvidos com a marca pessoal e a sua forma de fortalecer a sua imagem para o mundo corporativo:
1. Você pode se tornar uma referência
Quando você constrói uma marca pessoal forte, você pode se tornar uma referência na sua área. Se você usa as suas mídias sociais para falar sobre assuntos importantes da sua área de atuação, dá a sua opinião, constrói um bom networking e se mantém ativo nesse sentido, as pessoas passarão a ver um pouco mais sobre você.
Esse seu posicionamento – que também pode ser offline – pode ajudar as pessoas a entenderem com o que você trabalha, como trabalha e como elas podem usufruir dos seus serviços ao contratar você. Assim, você começa a se tornar uma referência em determinado assunto, viabilizando o seu próprio desenvolvimento.
2. Aumenta as chances de crescimento profissional
Você pode crescer profissionalmente a partir do momento em que mostra para o “mundo” o que você sabe fazer. Afinal, como será possível ser chamado para determinadas oportunidades se, na prática, você nem sabe dizer quem você é e quais são as suas habilidades profissionais? Pois é.
Por isso dizemos que a marca pessoal é tão importante: com ela você mostra o seu lado profissional e aumenta as chances de crescer.
3. A sua satisfação no trabalho pode ser maior
A sua satisfação no seu trabalho pode ser ainda maior quando você construir uma marca pessoal. Sabe por quê? Porque você poderá ter mais clareza do que faz; por que faz; para quem faz; de que forma faz; além de abrir novas oportunidades de crescimento que geram essa satisfação.
4. Há mais chances de você ter foco no que realmente importa
Você sabia que a marca pessoal é tão importante para quem quer ter mais foco no dia a dia? Isso mesmo.
Se você constrói a sua marca pessoal, você começa a ter uma visão mais clara de si mesmo enquanto profissional, certo? Isso lhe ajuda a não perder o foco com atividades que não agregam e que podem apenas estar “sobrecarregando” a sua rotina, pois não fazem parte do seu escopo de trabalho.
Pense sobre tudo isso e comece a construir uma marca que faça sentido para você!