O Estado do Maranhão definiu a data para o início da vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores de transporte no estado. De acordo com o Governo estadual, os trabalhadores rodoviários, ferroviários, aéreos, aquaviários e portuários irão começar a receber as doses no próximo dia 19 de maio.
Quem confirmou essa informação foi o próprio Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). De acordo com ele, esses trabalhadores irão começar a receber as doses das vacinas da Coronavac e da Astrazeneza. São portanto os dois imunizantes que o Brasil está oferendo neste momento.
Esses dois imunizantes funcionam em sistema de duas doses. Dessa forma, os trabalhadores poderão receber a primeira dose a partir do dia 12. No entanto, eles terão que esperar mais alguns dias até tomarem a segunda injeção para que a imunização esteja completa.
Além dos profissionais do transporte, a campanha de imunização vai começar também para caminhoneiros. No Plano Nacional (PNI) esses trabalhadores estão na linha de prioridade da campanha. O Maranhão vai começar também a vacinação para os moradores de rua.
O Governador disse ainda que é cedo para falar de imunidade de rebanho. De acordo com Dino, para que o Maranhão chegue neste nível, vai ser preciso de cerca de mais de 10 milhões de novas doses do imunizante. No entanto, não há um prazo para que isso aconteça.
Vacina para trabalhadores
Os profissionais de transporte pediam por essa vacina há algum tempo. De acordo com eles, essa imunização era importante porque eles são profissionais que trabalham diariamente em contato com milhares de outras pessoas no Maranhão e em todos os outros estados do país.
Sindicatos que representam os motoristas e cobradores de ônibus, por exemplo, estavam fazendo pressão para que a categoria recebesse as doses o quanto antes. Até aqui, poucos estados e cidades decidiram antecipar a campanha de vacinação para essas pessoas.
O Governador do Maranhão, no entanto, pede calma neste momento. “Nós vamos começar a vacinar essas categorias provavelmente na quarta-feira, vamos seguir com grupos etários, porque depende da oferta de vacinas. Provavelmente, vamos estabelecer uma idade inicial, nós estamos vendo a lista desses segmentos e a quantidade de vacinas disponíveis para definir os grupos etários”, disse Dino.
Professores
O Governador aproveitou a ocasião para falar também da questão dos professores. De acordo com Dino, esses profissionais estão preocupados com a questão do retorno escolar presencial neste momento. Ele disse que o Brasil inteiro está sofrendo por falta de aulas.
“Já orientei o secretário de estado da educação a coordenar esse debate com as redes municipais, é evidente que a decisão compete a cada prefeito e prefeita de cada umas das 217 cidades do Maranhão”, completou o Governador na mesma entrevista coletiva.
Assim como os trabalhadores de transportes, os professores também estão registrando um nível de preocupação com os seus empregos agora. Isso porque eles temem que um retorno agora possa colocar a vida deles em risco. Esse é um debate, aliás, que está acontecendo não são no Maranhão, mas em todo o Brasil.