MAPA prorroga prazo para recadastramento de pescadores - Notícias Concursos

MAPA prorroga prazo para recadastramento de pescadores

O prazo para recadastramento de pescadores é prorrogado para setembro de 2023, destaca o MAPA. Saiba mais detalhes!

O prazo para recadastramento de pescadores é prorrogado para setembro de 2023, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) através de divulgação oficial realizada na data desta publicação, 01 de julho de 2022. Confira!

MAPA prorroga prazo para recadastramento de pescadores

Além disso, a divulgação oficial informa que também foi alterado o cronograma para envio dos relatórios para a manutenção da licença de pescador profissional artesanal.

Portaria SAP/MAPA nº 1.100

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º) a Portaria SAP/MAPA nº 1.100, ampliando o prazo para que os pescadores profissionais possam realizar seu recadastramento no Registro Geral da Atividade Pesqueira. 

Prazo oficial prorrogado até 30 de setembro de 2023

Com a mudança, o registro no poderá ser feito até o dia 30 de setembro de 2023, informa a publicação oficial. O prazo anterior era 30 de setembro de 2022, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

A ampliação vale também para os pescadores com protocolo realizarem seu requerimento para regularização de suas licenças, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Registro da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) 

O recadastro por meio do Sistema Informatizado de Registro da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) é obrigatório e, caso não seja realizado dentro do período estipulado, resultará no cancelamento da licença do pescador.

Portaria SAP/MAPA nº 1.099: alteração do cronograma para o preenchimento e envio eletrônico dos Relatórios de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP) 

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também foi publicada hoje a Portaria SAP/MAPA nº 1.099, que altera o cronograma para o preenchimento e envio eletrônico dos Relatórios de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP) no SisRGP. 

O preenchimento dos relatórios é obrigatório

O envio dos relatórios é uma exigência para a manutenção da Licença de Pescador e Pescadora Profissional Artesanal. Segundo a portaria, nos anos de 2022 e 2023, o preenchimento e envio dos relatórios poderá ser feito  até 31 de dezembro.

Alterações no Registro Geral da Atividade Pesqueira

As duas portarias publicadas hoje alteram a Portaria nº 265, de 29 de junho de 2021, que estabelece as normas, os critérios e os procedimentos administrativos para inscrição de pessoas físicas no Registro Geral da Atividade Pesqueira, na categoria de Pescador e Pescadora Profissional, e para a concessão da Licença de Pescador e Pescadora Profissional, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Acompanhe as informações oficiais e verifique possíveis alterações através das plataformas oficiais do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?