MAPA: novo concurso autorizado! Edital deve sair nos próximos dias

Confira maiores esclarecimentos

Foi autorizado um novo concurso Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Veja mais esclarecimentos sobre a autorização.

Os detalhes foram divulgados nesta segunda-feira, 09 de outubro, por meio do Diário Oficial. A autorização veio por parte da  ministra da gestão e da Inovação dos Serviços Públicos Esther Dweck.

Vagas do concurso Mapa

Uma nova oportunidade está surgindo para quem busca atuar na área química e farmacêutica. Desta vez, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está preparando um concurso que oferecerá um total de 39 vagas, destinadas ao preenchimento temporário desses cargos.

O edital de abertura de inscrições está previsto para ser publicado em um prazo máximo de seis meses, ou seja, até 9 de abril. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • Químico: 20 vagas
  • Farmacêutico: 19 vagas

Para se candidatar a qualquer um desses cargos, é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração inicial ainda será confirmada, mas o período de contratação será de quatro anos, com possibilidade de prorrogação de acordo com as necessidades do MAPA.

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais da área química e farmacêutica contribuírem com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em caráter temporário e adquirirem valiosa experiência.

Esta será uma oportunidade para temporários.

Concurso Mapa para efetivos

Um novo concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está a caminho, e promete abrir as portas para candidatos em busca de cargos efetivos. O edital de abertura de inscrições está programado para ser publicado em 20 de dezembro.

Neste concurso nacional unificado, serão oferecidas um total de 440 vagas, divididas entre 240 para candidatos com ensino médio completo e 200 para aqueles com nível superior. As remunerações iniciais para esses cargos são muito atrativas, com R$ 9.127,89 para os cargos de ensino médio e R$ 16.555,33 para a posição de auditor.

As vagas de ensino médio se distribuem da seguinte maneira:

  • Técnico de Laboratório: 40 vagas
  • Agente de Atividades Agropecuárias: 100 vagas
  • Agente de Inspeção: 100 vagas

Para a posição de técnico de laboratório, será necessário possuir formação técnica de ensino médio em áreas como biotecnologia, análises clínicas, metrologia, química, agroindústria, alimentos, farmácia, viticultura e enologia, e agropecuária.

MAPA: novo concurso autorizado! Edital deve sair nos próximos dias
MAPA: novo concurso autorizado! Edital deve sair nos próximos dias. Imagem: Reprodução

Já para os cargos de agente de atividades agropecuárias e agente de inspeção, é necessário ter ensino médio na área agrícola.

Para aqueles com nível superior, o destaque do concurso Mapa é o cargo de auditor fiscal agropecuário, que oferece 200 vagas. As áreas de atuação para esse cargo incluem engenharia agrônoma, farmácia, medicina veterinária, química e zootecnia.

Além de formação superior na área correspondente, os candidatos do concurso Mapa também devem possuir registro no respectivo conselho regional e carteira de habilitação a partir da categoria “B”.

Este é um concurso imperdível para quem busca oportunidades em uma carreira sólida e recompensadora no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sobre o MAPA

O MAPA tem como principais responsabilidades promover o desenvolvimento sustentável da agricultura e da pecuária, garantir a segurança alimentar, regulamentar a produção agrícola e animal, além de promover a exportação de produtos agropecuários brasileiros.

O ministério também é responsável pelo controle sanitário dos produtos de origem animal e vegetal, incluindo inspeções em frigoríficos, granjas, indústrias de alimentos e outros estabelecimentos relacionados à produção de alimentos.

Vale lembrar que o órgão apoia a agricultura familiar por meio de políticas e programas que visam melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares e promover a produção de alimentos de qualidade.

O ministério desempenha um papel fundamental na promoção das exportações de produtos agropecuários brasileiros, garantindo a conformidade com os padrões internacionais.

O MAPA é responsável por estabelecer normas e regulamentações relacionadas à produção agrícola e pecuária, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.