Geografia: Conheça os 10 maiores rios do mundo

Listamos os rios com maior extensão do planeta para você matar a curiosidade e estudar para aquela prova de geografia!

Você sabe quais os rios mais longos do planeta? De acordo com o The Times Atlas do Mundo, o rio Nilo, na África, é o maior rio do mundo em comparação ao seu segundo colocado, o rio Amazonas, localizado aqui no Brasil.

Recorrentemente, fatos sobre rios tanto nacionais como de outros lugares aparecem em provas de vestibulares e no ENEM.

Para lhe surpreender então, trouxemos uma lista com os 10 mais extensos. O que acha de conhecê-los?

1. Rio Nilo, África

6.695 km
Este rio internacional tem uma bacia de drenagem que se estende por 11 países, da Tanzânia à Eritreia, provando que a água é um recurso fundamental para países como por exemplo Egito, assim como Sudão.

Está bastante presente na história antiga do mundo e, além disso, tem fama por seus sítios arqueológicos em suas margens. Para se ter ideia, em seu entorno há as Grandes Pirâmides e a Esfinge de Gizé.

2. Rio Amazonas, América do Sul

6.516 km
Conhecido como o segundo maior do planeta em extensão de acordo com o The Time Atlas do Mundo, o rio Amazonas é considerado o maior em quantidade de água.

Com origem na nascente do rio Apurimac, no Peru, recebe vários nomes e diversos afluentes como por exemplo Solimões, no estado do Amazonas, e rio Negro, próximo à cidade de Manaus. Exatamente nesse ponto, a saber, que ganha o nome de Rio Amazonas, na verdade. Ele desagua no oceano Atlântico entre os estados do Amapá e do Pará, no Brasil.

3. Rio Yangtze, Ásia

6.380 km
Reconhecido como o terceiro rio mais longo do mundo e o mais extenso do continente asiático, o nome desse rio se traduz como “filho do oceano”.

4. Rio Mississippi-Missouri, América do Norte

5.969 km
O rio Missouri é considerado a continuação a montante do rio Mississippi. E este, por sua vez, carrega mais água do que o rio Mississippi na confluência dos dois rios.

5. Rios Ob-Irtysh, Ásia

5.568 km
Este rio consiste no Ob, principal rio que se conecta ao rio Irtysh e atravessa a Rússia. Na metade do ano, surpreendentemente, o rio fica congelado.

6. Rios Yenisey-Angara-Selenga, Ásia

5550 km
Este rio se situa na Rússia central e faz parte da lista de vários rios mais longos da Ásia. Apesar de ser curto, a saber, ele tem mais vazão do que o rio Mississippi-Missouri.

7. Huang He (Rio Amarelo), Ásia

5.464 km
Frequentemente chamado de “o berço da civilização chinesa”, o rio Huang He é o segundo maior rio da China. Infelizmente, o governo da China afirmou que a água do rio está tão poluída e cheia de resíduos que as pessoas não podem bebê-la.

Na verdade, acredita-se que pelo menos 30% das espécies de peixes que viviam nele estão totalmente extintas.

8. Rio Congo, África

4.667 km
O principal meio de transporte na África Central, o rio cria mais de 9.000 milhas de rotas de navegação que transportam mercadorias do dia a dia. Este rio abriga a maior quantidade de espécies únicas do mundo e é o rio mais profundo do mundo.

9. Rio de la Plata-Paraná, América do Sul

4.500 km
O rio Rio de la Plata nasce no início dos rios Uruguai e Panamá. Este é um recurso econômico muito importante para países como Brasil, Argentina e Paraguai, pois o estuário é o principal pesqueiro da região e atua como principal recurso hídrico.

10. Rio Mekong, Ásia

4.425 km
Localizado no sudeste da Ásia, o rio Mekong atravessa Laos, Tailândia, Camboja, Vietnã e Mar da China Meridional. É o principal centro de cultura e transporte para os aldeões vietnamitas, pois os proprietários de empresas criam mercados flutuantes onde vendem vários produtos, como peixes, doces, frutas e vegetais.

E então, gostou de conhecer essa lista?

Rio São Francisco: Suas características e importância econômica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.