Desenrola: entenda como serão os descontos do programa de renegociação de dívida

LULA bate o martelo e define SURPRESA para brasileiros com dívidas

Programa do Ministério da Fazenda, Desenrola tende a ajudar mais as pessoas que possuem rendas mais baixas

Qual é a sua renda per capita? A resposta para esta pergunta deverá definir o tamanho do desconto a que você terá direito no sistema do novo programa Desenrola. Trata-se do projeto do Ministério da Fazenda que tem como objetivo ajudar as pessoas a negociarem  suas dívidas com bancos, financeiras e empresas dos mais variados grupos econômicos.

Programa Desenrola será lançado pelo governo federal
Programa Desenrola irá possibilitar a renegociação de dívidas. Crédito: divulgação.

Mais detalhes do Desenrola

Por meio de uma nota, o Partido dos Trabalhadores (PT), deu mais alguns detalhes sobre o programa em questão. De acordo com o partido do presidente Lula, o plano é liberar o sistema para todas as pessoas que estão endividadas, mas o foco principal mesmo estará nos indivíduos que ganham menos e que precisam de mais ajuda.

“O Desenrola Brasil vai ajudar essas famílias permitindo que elas renegociem suas dívidas, deixando-as de um tamanho que não prejudique o orçamento. Qualquer pessoa endividada poderá recorrer ao programa. Mas, quanto menor for a renda da família, maior será o desconto que ela terá para pagar o que deve”, diz o partido do presidente Lula.

Beneficiários do Bolsa Família

Neste sentido, é importante lembrar que pessoas que fazem parte de programas sociais do Governo Federal também poderão ser atendidas pelo Desenrola. Se você faz parte do Bolsa Família, por exemplo, terá a oportunidade de entrar no programa e solicitar um desconto para conseguir quitar a dívida por completo.

Em entrevistas recentes, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que as pessoas que fazem parte do Bolsa Família e se endividaram com o consignado serão ajudadas pelo Desenrola. De todo modo, ele não chegou a explicar se este público teria algum tipo de prioridade nestas negociações.

Economia

O Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Lula nas eleições do ano passado. Ele garantiu que poderia cumprir a promessa para ajudar as pessoas a limparem os seus nomes.

Desde que anunciou a criação do projeto, o Governo vem recebendo algumas críticas relacionadas aos gastos públicos em torno do tema. Seja como for, o Planalto se defende afirmando que tal aumento visa melhorar a situação da economia.

“Além de ajudar as famílias a sair do sufoco, o Desenrola Brasil deve ajudar na recuperação econômica do país. Afinal, quando estão endividadas, as pessoas deixam de comprar, prejudicando as vendas no comércio e toda a cadeia produtiva”, disse o partido do presidente Lula na mesma nota.

Quando o Desenrola começa

Embora o programa já tenha ganhado o aval do presidente Lula, o fato é que ainda não há uma projeção de data para o lançamento do benefício social.

Nem mesmo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) sabe cravar um dia para o início das negociações. Em entrevista, o chefe da pasta econômica disse que é preciso esperar pela criação de um software para iniciar os trabalhos.

“Eu não sei avaliar quanto eles vão precisar para fazer o sistema, mas está encomendado”, disse o Ministro da Fazenda. “Entregue o sistema e testado, ele vai para o ar para a gente ajudar as famílias a resolver o problema do CPF negativado no Serasa”, seguiu Fernando Haddad em conversa com jornalistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?