Livros infantojuvenis são grafitados em muros de Brasília

Com a ideia de popularizar e democratizar a leitura, o escritor e redator publicitário Hugo Barros é responsável pelo projeto

Com a ideia de popularizar e democratizar a leitura, o escritor e redator publicitário Hugo Barros lançou seu primeiro livro, “O menino invisível” em um muro de Brasília. Só depois que teve a sua publicação em papel.

Interessante, não? Página por página foi grafitada pela artista Camilla Santos, que atende pelo nome artístico Siren, contando a história de forma colorida e totalmente diferente da convencional.

A ação deu tão certo que se tornou um projeto encabeçado por Barros. O “Livro de Rua” nasceu para dar espaço a outros títulos infantojuvenis nas ruas brasilienses.

“Não é apenas um livro grafitado na rua, são também os assuntos encontrados nela. Faz mais sentido quando você imprime na rua porque ela pode dar mais força para as histórias, como a adoção de animais ou bullying, por exemplo”, conta o autor.

Projeto deve ganhar forma após pandemia

Apesar de já ter sido criado e teorizado, o projeto “Livro de Rua” deve ter início definitivamente na prática somente após a pandemia da Covid-19.

Segundo Hugo Barros, a espera se justifica pela necessidade de distanciamento social. “Não faria sentido nesse momento estimular a aglomeração de pessoas”, explica.

Mesmo sem data para lançamento, Barros conta que já há três novos livros para serem grafitados em diversos muros da cidade.

As histórias contadas a céu aberto foram a forma que o escritor encontrou de driblar todos os ‘nãos’ que recebeu de editoras e publicadoras. Ele tentou por várias vezes publicar seus títulos, mas não obteve sucesso até então.

Foi aí que pensou em pintar seu livro, ‘Menino invisível’, com a ajuda da ilustradora Siren. E conquistar a notoriedade que buscava. Segundo Hugo, não estava em seus planos investir em e-books ou sistemas de auto publicação de editoras, em alta no momento. Então resolveu apostar na modalidade ‘ao ar livre’ mesmo.

Livro no muro foi regularizado

Hugo Barros inscreveu o livro grafitado no muro na Agência Brasileira do ISBN, órgão que disponibiliza a sequência numérica para cada livro publicado. É como se fosse o código de barras de uma obra. Porém, recebeu a seguinte mensagem como resposta: “O ISBN é atribuído somente para livros.”

Mas após uma segunda análise, o autor conseguiu a regularização e a possibilidade de publicar o seu livro formalmente. “O projeto traz não só a democratização da leitura, mas também o tema da invisibilidade, do enxergar o que está ao redor. Tocou lá no fundo da alma”, descreve Aline Monteiro, responsável pelo marketing de conteúdo da editora Peirópolis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.