Literatura: questão comentada sobre Parnasianismo

As provas de Língua Portuguesa de concursos e vestibulares costumam apresentar questões sobre a literatura produzida nesse idioma. Desse modo, é preciso demonstrar conhecimento a cerca da literatura brasileira e, em muitos casos, também da literatura portuguesa. Além disso, a maioria desses exames cobra tais conhecimentos a partir das escolas literárias, nas quais as obras se inserem historicamente.

Por isso, não basta apenas estudar as obras separadamente, é preciso localizá-las temporalmente e conhecer bem as escolas literárias e suas características. Pensando nisso, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre um dos movimentos que sempre aparecem nas provas. Confira!

Questão – FCC

Com relação ao parnasianismo brasileiro, avalie as afirmações abaixo.

I. É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo.

II. A primeira corrente do Parnasianismo se amparava, sobretudo, na pesquisa lírica de intenção psicológica; procurava a beleza na expressão de estados inefáveis, por meio de tonalidades raras ou delicadas.

III. O parnasiano típico acaba por se deleitar na nomeação de alfaias, vasos e leques chineses, flautas gregas, taças de coral, ídolos de gesso em túmulos de mármore… e exaurindo-se na sensação de um detalhe ou na memória de um fragmento narrativo.

IV. Ao contrário do Naturalismo, que trouxe um vigoroso impulso de análise social, o Parnasianismo pouco trouxe de essencial sobre o tema.

Está correto sobre a poética parnasiana o que se afirma APENAS em

(A) I e II.

I e IV.

II e III.

(D) I, III e IV.

(E) II, III e IV.

Resposta e comentário

Em primeiro lugar, é preciso retomar o período de surgimento desse movimento literário. Tendo surgido do século XIX, o parnasianismo no Brasil tornou-se uma tendência da poesia por volta de 1880. Nesse sentido, o movimento surgiu com a ideia de retomar o clássico e era antirromântico. Ou seja, os poetas se valiam de diversos símbolos da Grécia Antiga, da mitologia e das formas clássicas.

Assim, o ideal do movimento era a arte pela arte e o que importava era a forma. Portanto, a arte poética era voltada para si mesma, sem apelo para questões sociais. Nesse sentido, as afirmativas em I, III e IV estão totalmente de acordo com o movimento.

A afirmativa em II, por sua vez, é incorreta pois o parnasianismo tinha como temas frequente em suas obras os objetos, as paisagens, personagens históricos ou mitológicos, ou seja, não havia essa busca por uma intenção psicológica. Além disso, os estudos literários não dividem o parnasianismo em correntes, havendo apenas uma, logo, não há uma primeira corrente como diz a afirmativa.

Portanto, a resposta correta é a alternativa D.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Textualidade: o que é e principais elementos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.