Literatura no Vestibular: “História do Cerco de Lisboa”, de José Saramago

Publicado pela primeira vez em 1989, a obra História do Cerco de Lisboa é um dos romances de maior destaque do escritor português José Saramago. Assim como o livro Memorial do Convento (1982) e Ensaio sobre a Cegueira (1995), esse romance pode aparecer nas listas de leituras obrigatórias de importantes vestibulares.

O diferencial do romance História do Cerco de Lisboa é o fato de que o enredo ocorre em mais de um plano, mesclando um fato real com histórias fictícias. O personagem principal que leva o leitor a passear nesses diferentes planos é Raimundo Silva, um humilde revisor de textos.

Enredo da obra 

Raimundo leva uma vida simples e solitária, sempre focada no trabalho. O enredo da obra se desenrola justamente com um “erro” de Raimundo no trabalho. Ao corrigir um livro sobre o acontecimento histórico do cerco a Lisboa no ano de 1147, o personagem principal acaba inserindo propositalmente a palavra “não” em uma determinada frase do livro. Desse modo, Raimundo muda o curso da história e, com a alteração, os cruzados não ajudam os portugueses a conquistar Lisboa.

Após perceber o erro, a editora corrige o equívoco por meio de uma errata, mas decide contratar uma supervisora para o trabalho de Raimundo. Desse modo, o personagem conhece Maria Sara, uma senhora que tenta entender o motivo do seu erro e acaba o incentivando a escrever uma versão fictícia do acontecimento, como se realmente os cruzados não ajudassem os portugueses.

É assim que o revisor de textos começa a escrever a sua narrativa. Na história escrita por ele, o personagem principal é um soldado chamado Mogueime, que se apaixona por Ouroana, mas teme não ser correspondido. Saramago tece por meio da sua narrativa um paralelo entre a história de amor do soldado com Ouroana e o romance que se desenvolve entre Raimundo e Maria Sara.

O revisor de textos consegue concluir o seu livro e consolida o seu romance com Maria Sara. Assim, o livro traz diversos planos. Além do acontecimento histórico, que é alterado pelo personagem principal, ainda é possível acompanhar o desenrolar dos acontecimentos na vida de Raimundo e das personagens criadas por ele.

Outros personagens

Além de Raimundo e Maria Sara, são personagens de destaque o Historiador, amigo de Raimundo, Costa e o Diretor Literário. Todos os três estão presentes na vida de Raimundo por conta do seu trabalho como revisor. Além dos colegas de trabalho, há ainda Senhora Maria. Ela é a empregada doméstica do revisor e a única presença feminina na sua vida antes da chegada de Maria Sara.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para as provas de vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.