Literatura de Manuel Antônio de Almeida: um resumo
Um resumo para as suas provas
Literatura de Manuel Antônio de Almeida: aquilo que você precisa saber
A literatura de Manuel Antônio de Almeida é abordada com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do Brasil, como os vestibulares e a prova do ENEM. A principal obra do autor, “Memórias de um sargento de milícias, faz parte de listas de leituras obrigatórias para o vestibular.
Dessa forma, para que você possa estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a produção literária de Manuel Antônio de Almeida. Vamos conferir!
Literatura de Manuel Antônio de Almeida: introdução
O escritor Manuel Antônio de Almeida nasceu em 1831 e foi médico, jornalista e escritor. Ele faleceu no ano de 1861, vítima de um naufrágio.
As principais obras do escritor incluem a peça teatral “Dois Amores’, as crônicas “Obra dispersa” e o romance “Memórias de um sargento de milícias”.
Literatura de Manuel Antônio de Almeida: o seu romance
O seu livro “Memórias de um sargento de milícias” foi o único romance publicado do escritor. A obra é considerada um romance do romantismo brasileiro. Porém, devemos ter em mente de que alguns estudiosos afirmam que o romance pode ser considerado pré-realista.
O seu romance é, dessa forma, considerado parte do movimento romântico, do qual o seu autor fazia parte, mas com fortes traços realistas. Dentre as principais características de “Memórias de um sargento de milícias”, podemos citar: uso de sarcasmo, personagens anti-heróicos (como o próprio protagonista do romance) e uso de linguagem coloquial.
O romance narra a história de Leonardo Pataca. Um dos maiores destaques da história de Leonardinho, como é chamado o protagonista, é que parte significativa dos personagens da obra pertecem à classe baixa e não à burguesia, como era comum durante o Romantismo. classe pobre e não da burguesia. Além disso, o amor não é idealizado e o protagonista não é representado como um herói.
Dessa maneira, podemos dizer que a obra se distancia dos padrões do movimento romântica da época. O autor se preocupa em usar uma linguagem muito mais direta e em criar personagens realistas e que fogem de qualquer tipo de realização.