O termo “literatura brasileira contemporânea” se refere ao período de produção literária no Brasil que se inicia no século XX e vai até os dias atuais.
O assunto é abordado com muita frequência pelas principais provas do país, com um destaque especial para os concursos, os vestibulares e a prova do ENEM.
Assim, para que você se prepare de forma correta para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre tudo aquilo que você precisa saber sobre a literatura brasileira contemporânea.
Como mencionado, o termo “literatura brasileira contemporânea” faz referência à produção literária realizada no Brasil entre o final do século XX. O termo engloba as produções que são realizada até os dias atuais ou que estão sendo feitas nesse exato momento.
É importante destacar que, ao contrário de muitos outros movimentos literários, como o Classicismo ou o Quinhentismo, a literatura brasileira contemporânea é caracterizada por uma série de aspectos que diferem entre si.
Devemos levar em consideração que a literatura brasileira contemporânea engloba uma série de aspectos de diferentes escolas literárias. Assim, o movimento engloba uma grande divergência de tendências e de formas de criação.
Porém, podemos dizer que, de forma geral, existem também características que são comuns para uma parte significativa dos autores da literatura brasileira contemporânea.
Vamos conferir, a seguir, as principais características gerais da literatura brasileira contemporânea:
Diversos são autores que fizeram e fazem parte da literatura brasileira contemporânea. Porém, existem alguns que se destacam mais e que são, dessa forma, mais abordados pelas questões de literatura dos vestibulares, dos concursos e da prova do ENEM. Vamos conferir, a seguir, quem são eles.