Língua Portuguesa: 3 filmes que mostram a diversidade do idioma

A Língua Portuguesa é um dos idiomas mais falados no mundo e é língua oficial de nove países, incluindo Portugal e países do continente Africano como Angola e Moçambique. No entanto, é no Brasil que se concentra o maior número de falantes do português.

Por isso, o português falado no Brasil traz muita diversidade, diferentes sotaques e muita variação linguística. Pensando nisso, apresentamos abaixo três filmes excelentes para entrar em contato com toda essa diversidade presente no nosso idioma, já que o cinema pode proporcionar muito conhecimento, além de entretenimento. Confira a seleção!

3 filmes para aprender sobre a Língua Portuguesa

Central do Brasil (1998)

Em primeiro lugar, apresentamos um filme já conhecido por muitos brasileiros: Central do Brasil. Indicado ao Oscar, a obra traz como protagonista uma professora de português já aposentada. Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, complementa a sua renda escrevendo e lendo cartas de pessoas analfabetas que transitam pela Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Assim, Dora entra em contato os sotaques distintos de pessoas de diferentes regiões do país. O filme traz diversos falares e o uso de diversas expressões do português brasileiro.

Língua — Vidas em Português (2004)

É possível entrar em contato com a história da Língua Portuguesa por meio do filme Língua: Vidas em Português, que é uma obra documental. A partir da vida de falantes do português ao redor do mundo, a obra mostra como a língua está presente em vários lugares do globo. Nesse sentido, o filme evidencia a diversidade do idioma, revelando as peculiaridades de cada grupo de falantes. Essa uma ótima opção para refletir sobre como a língua se adapta e evolui. O longa é co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países.

Português, a Língua do Brasil (2007)

Por fim, recomendamos outro documentário: Português, a Língua do Brasil. Por meio do depoimento de 16 estudiosos da língua, membros da Academia Brasileira de Letras, o filme revela muito sobre a diversidade do atual estado do português. O longa mostra a riqueza da realidade idiomática do país. O cenário principal do filme é a Casa de Machado de Assis que, simbolicamente, representa a Casa da Língua Portuguesa. 

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Dúvida de português: “chego” ou chegado”?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.