O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de até R$1 mil será liberado nesta semana para aproximadamente 7 milhões de trabalhadores.
De acordo com o calendário oficial de pagamentos, os trabalhadores nascidos em agosto e setembro poderão, a partir desta semana, realizar o saque do benefício.
Fez um PIX por engano e caiu na conta errada? Saiba o que fazer
Na próxima quarta-feira, 25 de maio, o valor será concedido para trabalhadores nascidos em agosto. Já no próximo sábado, 28 de maio, o benefício será concedido para empregados que nasceram em setembro.
Até o momento, os nascidos entre janeiro e julho já tiveram os recursos liberados em datas anteriores. Os saques poderão ser feitos até o dia 15 de dezembro.
É possível consultar quem tem direito ao saque do FGTS extraordinário. Além disso, os valores e datas para receber o dinheiro podem ser conferidos. Para isso, o usuário poderá acessar o site da Caixa, aplicativo FGTS ou ir até a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF).
WhatsApp: Veja como rastrear ou compartilhar a sua localização em tempo real
Ao todo, 42 milhões de trabalhadores podem efetuar o saque extraordinário do FGTS. O saldo disponível pode ser consultado, mas a retirada e a movimentação do valor segue o calendário estabelecido pela Caixa.
FGTS: Calendário oficial
De acordo com o calendário, os saques continuarão sendo liberados até 15 de junho. Por outro lado, todos os grupos poderão sacar até dezembro, conforme informações do Governo Federal.
Veja o cronograma para os nascidos a cada mês:
- Janeiro: 20 de abril
- Fevereiro: 30 de abril
- Março: 04 de maio
- Abril: 11 de maio
- Maio: 14 de maio
- Junho: 18 de maio
- Julho: 21 de maio
- Agosto: 25 de maio
- Setembro: 28 de maio
- Outubro: 1º de junho
- Novembro: 08 de junho
- Dezembro: 15 de junho
É importante lembrar que os trabalhadores não são obrigados a realizar o saque do FGTS, mas caso não queiram aproveitar a oportunidade, só poderão realizá-lo em situações específicas previstas em Lei.
WhatsApp Premium: Novo plano pago cheio de vantagens; saiba mais
Canais de atendimento
Primeiramente, em caso de dúvidas o trabalhador terá os seguintes canais de atendimento:
Aplicativo do FGTS e agências da Caixa Econômica Federal:
- Consultar o valor a ser creditado;
- Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
- Informar que não quer receber o crédito do valor;
- Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
- Por fim, alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.
Site fgts.caixa.gov.br:
- Primeiramente, realizar a consulta se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS;
- Por fim, consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.
Como pedir o saque do FGTS?
Não será necessário solicitar o saque, isso porque, o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Mas caso o beneficiário não tenha uma conta no aplicativo, a Caixa Econômica abrirá uma em nome do trabalhador.
Em contrapartida, em casos em que o trabalhador esteja com os dados incompletos junto ao Fundo de Garantia, será necessário acessar o aplicativo do órgão para completar as informações e pedir a liberação dos recursos. Veja como realizar o procedimento:
- Acesse o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS;
- Caso o sistema informe a necessidade de solicitar o saque, toque sobre a opção “Solicitar saque”, no botão laranja;
- Feito isto, clique em “Confirmar” para autorizar a abertura de conta poupança social da Caixa em seu nome. Essa é a única opção para receber os recursos do FGTS;
- Na sequência, aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.
É obrigatório sacar o FGTS?
Não. O saque é facultativo ao trabalhador, ou seja, caberá a ele resgatar o dinheiro ou não. Caso o cidadão não esteja interessado em realizar o saque, deverá informar por meio do aplicativo do FGTS ou nas agências da Caixa a decisão.
Mesmo que o crédito tenha sido realizado na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar por desfazer o crédito automático, basta acessar os canais mencionados até o dia 10 de novembro.
Contudo, vale ressaltar que é possível apenas não movimentar os valores depois de creditados. Acontece que após o dia 15 de dezembro, os recursos serão retornados a conta do FGTS, devidamente corrigidos.