O Ministério da Cidadania, enfim, publicou na terça-feira (27) a regulamentação do consignado do Auxílio Brasil. Agora, a previsão é que milhões de beneficiários do programa social tenham acesso ao empréstimo.
De acordo com o texto, o contratante poderá pagar a dívida em até 24 vezes. No entanto, o consignado não contará com um prazo de carência, sendo assim, o beneficiário deverá pagar a primeira parcela no mês seguinte ao da adesão.
A modalidade do consignado é conhecida por descontar as parcelas do empréstimo diretamente da folha de pagamento do benefício ou do salário do contratante. Os pagamentos são contínuos, sem interrupções.
Margem consignável
Além disso, o Ministério da Cidadania confirmou que a margem consignável do crédito do Auxílio Brasil será de 40%. Dessa forma, o beneficiário pode solicitar mais de um empréstimo em instituições financeiras diferentes.
De todo modo, o valor dos dois créditos não pode ultrapassar a marca de 40% de desconto no benefício. No mais, o percentual de contratação será aplicado sobre os R$ 400 tradicionais do Auxílio Brasil.
Isso porque, o pagamento atual de R$ 600 é temporário, e está previsto até dezembro deste ano, conforme a vigência da PEC das Bondades, que viabilizou a ampliação do programa de transferência de renda.
Consignado do Auxílio Brasil
O consignado do Auxílio Brasil é a mais nova modalidade de crédito do Governo Federal. Por meio dela, os beneficiários do projeto poderão tomar um certo valor para pagar suas dívidas.
Ademais, aquele que contrata o consignado passa a ter descontos mensais em seu benefício do Auxílio Brasil, até que a dívida seja quitada completamente. Esses descontos são feitos de forma automática.
Com relação à taxa de juros do consignado, o governo fixou um limite de 3,5% ao mês, no entanto, cada banco poderá implantar a sua própria taxa, desde que não ultrapasse a alíquota estabelecida.
Quais bancos vão oferecer o consignado do Auxílio Brasil?
De acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, cerca de 17 bancos estão confirmados para operarem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
“Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”, disse.
Conheça alguns deles a seguir:
- Banco Agi;
- Banco Pan;
- Banco Safra;
- BMG;
- Caixa Econômica Federal;
- Daycoval;
- Facta Financeira.