Os golpes financeiros aplicados no Brasil são muitos, e a maioria tem objetivos parecidos: conseguir informações pessoais das vítimas, lucrando através das transações financeiras. De acordo com a Febraban (Federação Nacional dos Bancos), há desde fraudes por ligação até e-mails ou SMS.
Os criminosos, para enganar as pessoas, usam técnicas engenhosas e realmente persuasivas para fazer com que elas forneçam informações confidenciais, por exemplo, número de cartão de crédito e senhas. Mas, como saber que as ações são golpes e como se prevenir?
Principais golpes que estão sendo aplicados no momento
Para auxiliar as pessoas a se protegerem contra as tentativas de golpes, abaixo elencamos as cinco principais fraudes e como se prevenir:
1.Golpes com Imposto de Renda
Agora, com o prazo do envio das declarações de Imposto de Renda, aumentam a incidência de fraudes relacionados à Receita Federal. São aplicativos falsos que se passam por plataformas oficiais de órgãos do governo.
Mesmo visualmente parecidos, os aplicativos fraudulentos roubam as informações digitadas pelo usuário. Então, com os dados, é difícil provar que as possíveis transações feitas posteriormente foram obra de golpistas.
Como evitar
Downloads de aplicativos devem ser feitos apenas na loja oficial do smartphone ou pelo link acessado diretamente do site oficial da Receita Federal. Ademais, dá para verificar o desenvolvedor, avaliações e quantidade de downloads.
2.Golpe 0800
Aqui, os criminosos dizem ser de instituições financeiras enviando mensagens alertando sobre transações suspeitas de valor alto. Eles solicitam contato direto com a suposta central de atendimento no 0800.
Quando as vítimas entram em contato, os golpistas dizem que a “tal transação” está em análise, mas que para cancelar, é preciso fornecer alguns dados, induzindo as pessoas a dizer senha e número da conta bancária, por exemplo.
Como evitar
Não se deve ligar para nenhum número fornecido por mensagem ou telefonema. Se for necessário falar com alguma instituição, acesse o site oficial e busque pelo número. Mas, para uma segurança ainda maior, é só ir pessoalmente ao banco.
3.Golpe do boleto
Por vezes, atrasamos o pagamento de uma conta ou outra. De alguma forma, os criminosos conseguem acessar informações e oferecem a atualização do código de barras, já incluindo juros e multas, permitindo o pagamento online por PIX ou mesmo QR Code, mas o direcionamento é para contas-laranjas.
Como evitar
Na hora de pagar qualquer boleto, código PIX ou QR Code, é preciso ter bastante atenção. Verifique os dados, se são mesmo da empresa que deseja pagar, se o valor original corresponde, etc.
4.Golpes de emprego online cumprindo tarefa
Através de apps de mensagens, os criminosos dizem ser funcionários de empresas de marketing digital, selecionando pessoas para trabalhos online. Assim, eles oferecerem a oportunidade de ganhar dinheiro fácil e rápido realizando tarefas simples, como seguir contas, curtir fotos, etc.
No começo, a vítima cumpre as tarefas e recebe um PIX mínimo. Contudo, ao ganhar credibilidade, o bandido diz que para os ganhos aumentarem é preciso pagar para entrar em um “grupo especial”. A promessa é de retorno do valor no mesmo dia – o que nunca acontecerá.
Como evitar
A Febraban recomenda nunca aceitar ofertas de trabalho “fáceis demais”, ou mesmo promessas de investimento baixo com retorno instantâneo. Não existe nenhum trabalho que para ganhar é preciso pagar e nenhum tipo de investimento honesto que dá retorno rápido e fácil.
5.Golpe do clone do WhatsApp
O golpista envia uma mensagem pelo aplicativo fingindo ser funcionário de uma empresa onde a vítima possui cadastro ou já fez negócios. Posteriormente, ele solicita que a vítima encaminhe o código de segurança enviado via SMS, afirmando ser uma atualização, confirmação ou manutenção de cadastro. Assim, replica a conta do WhatsApp para, em seguida, enviar mensagens para alguns contatos da vítima, pedindo que emprestem dinheiro urgente.
Como evitar
Jamais informe nenhum código de segurança para desconhecidos em WhatsApp. Outra medida de segurança é habilitar a “Verificação em duas etapas” no aplicativo. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- IOS – Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar > Crie uma senha PIN de 6 dígitos
- Android – Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar
https://www.youtube.com/@NoticiasConcursostv/search?query=golpe