LGBTQIA+: Filmes e documentários que abordam o tema 

A população LGBTQIA+ ainda sofre constantemente com muito preconceito e violência, mesmo com algumas conquistas recentes. 

Afinal de contas, o público é vítima da desigualdade no mercado de trabalho e até mesmo nas políticas públicas do Estado. 

Contudo, por meio de ativismo político e social, o movimento LGBT busca promover pautas e discussões como a igualdade social, conscientização e inclusão. 

Ao longo da última década o movimento vem ganhando força e ajudando milhões de pessoas que sofrem diariamente preconceitos, abusos, entre outros atos. 

A saber, junho é considerado o mês da visibilidade LGBTQIA+ e por isso selecionamos uma lista de filmes e documentários que abordam esse tema. 

E para você que está se preparando para o Enem ou demais vestibulares do país, ficar ligado na causa é fundamental para acertar algumas questões sobre o assunto. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro! 

Dicas de filmes sobre a pauta LGBTQIA+

Selecionamos uma lista de filmes que abordam pautas LGBTQIA+, confira! 

Stonewall, onde o orgulho começou

O filme se passa no final da década de 1960, quando o adolescente Danny Winters acaba expulso de casa e começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta. 

O longa também demonstra como foi a rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgenêros entraram em conflito com a polícia de Nova York. 

A saber, a rebelião de Stonewall acabou culminando na criação da Parada Gay, ato que se espalhou pelos quatro cantos do planeta. 

Meu querido companheiro

O filme conta a história de três casais homossexuais e a apreensão com o surgimento da AIDS, focando na amizade e solidariedade que os unia. 

No começo dos anos 80 a AIDS era conhecida em alguns locais como “Câncer gay” e o longa retrata justamente a dor e o preconceito sofrido por toda uma geração. 

São Paulo em Hi-FI

O documentário mostra várias histórias e relatos das noites gays na cidade de São Paulo ao longo de três décadas, entre 1960, 1970 e 1980. 

Ao longo de uma viagem no passado, os personagens mostram histórias de dançarinas e transformistas que se apresentaram nas famosas casas noturnas que marcaram época. 

Além disso, demonstra como os gays tiveram que passar com a repressão da ditadura militar e a famosa explosão da AIDS. 

E então, gostou das dicas sobre LGBTQIA+ 

Não deixe de ler também – Atualidades: Resumão sobre o Movimento Feminista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.