O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta de chuvas fortes no Espírito Santo, começando no dia 25 de janeiro. Dessa forma, se você reside nessa região ou conhece pessoas que residem, saiba que a atenção deve ser redobrada nos próximos dias.
Pensando nisso, hoje trouxemos mais informações e dicas de como se proteger. Assim, é possível evitar riscos e transtornos durante a temporada de chuvas.
Sendo assim, não deixe de ler até o final, pois esse é um assunto muito importante e não pode ser negligenciado.
Alerta do INMET para chuvas fortes no Espírito Santo
O alerta do INMET para chuvas fortes no Espírito Santo nos próximos dias divulgado na última quarta-feira, dia 25, aponta grau de severidade laranja, ou seja, de perigo.
Por isso, as pessoas que moram nas regiões cobertas pelo alerta, precisam seguir as instruções da Defesa Civil para evitar acidentes potencialmente graves.
Afinal, chuvas intensas costumam trazer consigo muitos transtornos, em especial, se você é pego desprevenido.
Quais os riscos apontados pelo INMET?
Segundo o alerta do INMET para chuvas fortes no Espírito Santo, os riscos potenciais que o mau tempo traz, incluem:
- Quantidade de chuva entre 30 e 60 mm de chuva por hora, ou entre 50 e 100 mm por dia;
- Ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km por hora;
- Risco de corte de energia elétrica;
- Risco de queda de galhos de árvores e cabos de fiação;
- Possibilidade de alagamentos;
- Risco de descargas elétricas (raios).
Sendo assim, é muito importante que você se mantenha em alerta. Então, ajude a divulgar esse aviso para as pessoas que residem nas áreas que devem ser atingidas por essas chuvas fortes.
Quais as áreas afetadas pelo alerta?
De acordo com o INMET, as áreas impactadas pelas chuvas intensas não se concentram somente no estado do Espírito Santo. Mas impactam uma grande área em seu entorno também.
Essas áreas incluem:
- Zona da Mata;
- Central Espírito-santense;
- Noroeste Espírito-santense;
- Sul Espírito-santense;
- Litoral Norte Espírito-santense;
- Vale do Rio Doce;
- Noroeste Fluminense;
- Norte Fluminense;
- Vale do Mucuri;
- Área Metropolitana de Belo Horizonte.
Então, se você mora nessas áreas ou conhece pessoas que moram, fique atento e ajude a propagar o alerta do INMET para chuvas fortes no Espírito Santo.
Como se proteger durante as chuvas fortes no Espírito Santo?
Para prevenir o, máximo possível, os riscos trazidos pelas chuvas intensas, é muito importante que você siga as recomendações da Defesa Civil. Assim, não se exponha a perigos potencialmente graves.
Dentre essas recomendações, podemos citar:
- Jamais se abrigue sob árvores mesmo que esteja dentro do carro. Afinal, a queda de galhos é sempre uma possibilidade durante a chuva forte. Principalmente em casos como esses, em que a previsão é de rajadas fortes de vento;
- Se estiver em casa ou no trabalho, o ideal é que você desligue todos os aparelhos elétricos da tomada e até mesmo desligue o quadro geral de luz. Isso porque, com a possibilidade da queda de raios, há risco para as pessoas e também para os aparelhos se estiverem ligados;
- Caso haja rompimentos na fiação elétrica da sua rua, fique longe dos cabos, nunca toque neles. Além disso, chame imediatamente os bombeiros ou a equipe da companhia de distribuição elétrica para resolver o problema;
- Se houver alagamentos na rua, jamais tente atravessar, seja a pé, de carro ou em qualquer outro veículo. Afinal, há um risco enorme de que a correnteza te puxe e você caia em um bueiro, por exemplo.
- Caso tenha alguma dúvida, ligue imediatamente para a Defesa Civil, por meio do número 199;
Como pedir ajuda caso fique em perigo durante as chuvas intensas?
Como vimos, você deve ligar para a Defesa Civil caso tenha alguma dúvida quanto à segurança da sua casa ou local de trabalho. Por exemplo, se você mora em um local de encosta, pode acionar o órgão para que avaliem o risco de deslizamento.
Além disso, se você se encontrar em risco durante a chuva, pode ligar para o Corpo de Bombeiros para pedir ajuda. Para isso, é só ligar para o 193.
Agora que você já sabe sobre o alerta do INMET para chuvas fortes no Espírito Santo, siga as orientações das autoridades. Ademais, se proteja e ajude a compartilhar esse aviso para o máximo de pessoas que puder.