Levantamento aponta que 57% das redes municipais concluíram protocolos para a retomada das aulas presenciais

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou em parceria com o Itaú Social e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) um levantamento sobre a retomada das aulas presenciais no Brasil.

De acordo com a pesquisa, 57% das redes municipais já finalizaram os protocolos contra a Covid-19 para dar início à volta às aulas presenciais. A pesquisa foi feita com 3.355 redes municipais. Desse modo, 60,2% dos municípios brasileiros participaram do levantamento.

Das redes municipais ouvidas, 40,4% afirmaram que os protocolos contra a Covid-19 e medidas ainda estão em processo de construção. Outros 2,6% responderam que não iniciaram o planejamento. 

Mais de 95% das redes já iniciou a vacinação de professores

Realizada entre 15 de junho e 9 de julho, a pesquisa aponta ainda que 95,1% das redes municipais participantes já deram início à imunização de docentes e dos demais profissionais da educação maiores de 18 anos. Cerca de 1,7% das cidades interromperam o processo devido à falta de doses da vacina.

De acordo com o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, uma das razões pelas quais parte das redes municipais ainda não ter concluído os protocolos é a troca de prefeitos e de secretários em 2021. 

Ele ressalta ainda que é preciso prezar pela segurança dos envolvidos para a retomada das atividades nas escolas. Nesse sentido, Garcia afirmou ainda que a Undime “reitera o seu posicionamento para que cada rede municipal de educação possa decidir a melhor data, considerando a saúde, a segurança da comunidade escolar e a aprendizagem”.

Ainda conforme a pesquisa, 84% das redes que iniciaram o ano letivo de 2021 exclusivamente com aulas remotas. Apenas 15,1% iniciou com o ensino híbrido, com aulas remotas e presenciais, enquanto 1,1%  afirmou ter iniciado o ano só com aulas presenciais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja UFAM libera edital da 3ª etapa do PSC 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.