Lei de Incentivo ao Esporte: limites dedutíveis do Imposto de Renda foram ampliados - Notícias Concursos

Lei de Incentivo ao Esporte: limites dedutíveis do Imposto de Renda foram ampliados

A Lei de Incentivo ao Esporte se findaria neste ano, porém, os limites dedutíveis do Imposto de Renda foram ampliados. Saiba mais!

O instrumento para permitir que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos esportivos, a Lei de Incentivo ao Esporte teria seus benefícios previstos apenas até o fim deste ano, de acordo com o Ministério da Cidadania.

Lei de Incentivo ao Esporte: limites dedutíveis do Imposto de Renda foram ampliados

É o que estabelecia o texto da Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006. Porém, na última quarta-feira (24.08), foi sancionada a Lei nº 14.439, que atualiza o texto anterior e prorroga a legislação até 2027. Segundo recente divulgação oficial do Ministério da Cidadania, além da prorrogação pelos próximos cinco anos, os limites para o desconto dedutível foram ampliados. 

Alíquotas oficiais para PF e PJ

No caso de pessoas físicas, o texto eleva a contribuição de 6% para 7% do Imposto de Renda devido. Já para pessoas jurídicas, o aumento foi de 1% para 2%, informa o Ministério da Cidadania.

Apoio a projetos esportivos e paradesportivos

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, pessoas físicas e empresas podem destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos esportivos e paradesportivos em todo o país, ressalta a divulgação oficial do Ministério da Cidadania.

Instituições de ensino como fontes captadoras de recursos

Outra alteração é a possibilidade de que instituições de ensino fundamental, médio e superior, com ou sem fins lucrativos, sejam também captadoras de recursos. O Ministério da Cidadania ressalta que também foi alterada a Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997, para permitir que as doações e os patrocínios a projetos destinados a promover a inclusão social por meio do esporte, preferencialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social, partilhem os limites de dedução das doações a projetos culturais e artísticos (4%).

Dados oficiais sobre a Lei de Incentivo ao Esporte

Desde a criação da Lei de Incentivo ao Esporte, mais de R$ 3,5 bilhões foram destinados a todas as manifestações desportivas (educacional, participação e rendimento). De acordo com o  Ministério da Cidadania, ao todo, mais de 21 mil projetos foram apresentados. Apenas em 2021, mais de 500 mil pessoas foram atendidas.

Segundo os dados oficiais, entre 1º de fevereiro e 31 de agosto do ano passado, foram apresentados 1.157 projetos. Já em 2022, o montante subiu para 1.282, entre 1º de fevereiro e 24 de agosto. A captação de recursos somando 2021 e 2022 supera os R$ 590 milhões.

Lei nº 14.439

A Lei nº 14.439, de 24 de agosto de 2022, altera a Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006, para aumentar os limites para dedução dos valores destinados a projetos desportivos e paradesportivos do imposto de renda e para aumentar a relação de proponentes dos projetos, e a Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997, para permitir que as doações e patrocínios a projeto desportivo ou paradesportivo destinado a promover a inclusão social por meio do esporte, preferencialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social, partilhem os limites de dedução das doações a projetos culturais. É possível consultar a legislação oficial no site do Diário Oficial da União.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?