KPIs – Como Construir os Indicadores dos Dashboards?
A construção do KPI é de suma importância para que os resultados que irão aparecer no Dashboard sejam realmente orientadores. Veja como deve ser feita a construção dos KPIs.
Construção de KPIs (Key Performance Indicators)
Sabemos que os KPIs são indicadores que aparecem nos Dashboards, ao passo que são eles que indicam o sucesso da gestão da empresa.
A importância de construir os KPIs da forma correta é alta, uma vez que são esses indicadores que orientam a rotina da empresa.
O desafio de indicar corretamente
Por isso, a construção correta de KPIs é um desafio para muitos gestores, sejam eles empreendedores ou diretores de grandes grupos empresariais.
Uma falha no processo de construção pode tirar o foco da empresa quanto aos resultados reais, ou seja, àqueles que mudam os processos e trazem lucratividade.
Clareza sobre as etapas
O gestor da área precisa ter clareza sobre aonde quer chegar e quais são as etapas desse caminho.
As definições objetivas de uma gestão são o primeiro passo para o sucesso. Sendo assim, pode consultar nosso artigo sobre análises de ambientes, uma vez que essa análise é fundamental para definir os objetivos, bem como as estratégias de uma empresa.
Esforços desperdiçados?
Para a correta construção dos KPIs de sua empresa, atente-se à direção dos esforços da equipe neste momento.
Sendo assim, uma vez que já possui os objetivos, deve analisar para qual direção a sua empresa está indo.
Há muitas perdas de recursos nas empresas com esforços que não são relevantes aos objetivos do negócio.
Muito sucesso em não ter objetividade?
Esses esforços excessivos são feitos em detrimento da real necessidade, e os KPIs indicam isso. Contudo, para a construção correta dos KPIs é necessário que essa análise seja feita pela gestão.
Os objetivos de cada área da empresa precisam estar interligados aos objetivos holísticos, e esses são definidos na análise de ambientes.
Assim sendo, para construir seus KPIs considere o lugar em que a empresa está e aonde deseja chegar, bem como a qualidade da sua equipe e o tempo de cada processo.
Todos esses fatores te dão base para construir KPIs mais assertivos.