No último dia 29 de dezembro, foi encerrado o prazo para sacar o abono salarial PIS/PASEP ano-base 2020. Os depósitos foram realizados entre os meses de fevereiro e março, no entanto, o Governo Federal decidiu prorrogar o prazo para saque até o final do ano.
Todavia, alguns trabalhadores deixaram de sacar os recursos. A boa notícia é que, segundo o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), o abono salarial pode ser resgatado até cinco anos depois da sua primeira liberação. A regra é prevista em lei.
Vale lembrar que o PIS, pago aos trabalhadores da iniciativa privada, é repassado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP, destinado aos servidores públicos, é distribuído pelo Banco do Brasil. Em razão disso, ambos possuem seus próprios calendários.
No ano de 2022, foi pago o abono salarial PIS/PASEP para todos aqueles que cumpriram com os requisitos de acesso em 2020. Confira as regras:
Por fim, aqueles que quiserem consultar ou solicitar os valores podem utilizar os seguintes canais:
No caso do PIS:
No caso do PASEP:
O valor da parcela do PIS/PASEP depende do tempo trabalhado com a carteira assinada no ano de apuração. Considerando o valor do salário mínimo do último, confira as proporções:
O resgate retroativo do abono salarial pode ser realizado mediante a solicitação. No entanto, cabe a Superintendência Regional do Trabalho de cada estado analisar o requerimento do trabalhador.
Existem duas formas de fazer a solicitação: