Você costuma perder documentos pessoais, como CPF, RG, CNH ou até mesmo carteirinha do SUS? É muito comum que, por uma distração ou acidente, algum documento seja esquecido, gerando uma grande dor de cabeça. Mas calma, a situação pode ser resolvida de forma bem prática.
Para não haver a possibilidade de perder documentos pessoais, é possível recorrer as versões digitais deles. Além de trazer mais praticidade, a opção traz mais segurança aos usuários. Confira a seguir quais documentos podem ser acessados pelo celular.
Vale-gás pode se tornar mensal a partir do segundo semestre
Lista de documentos que possuem sua versão digital
RG
O Registro Geral (RG) pode ser acessado em sua versão digital nos aplicativos disponibilizados por seus respectivos estados. Basta baixa-lo e fazer o cadastro solicitado. Vale ressaltar que para ter acesso ao modelo virtual, é necessário que no documento físico tenha o QR Code.
Carteira de Trabalho Digital (CTPS)
Os trabalhadores também podem emitir sua carteira de trabalho pelo aplicativo CTPS digital. A plataforma está disponível para Android e iOS, e pode conceder informações sobre os registros trabalhistas, número do PIS/PASEP, contrato de trabalho, entre outros.
Título de eleitor
Os cidadãos podem acessar o seu título de eleitor pelo aplicativo e-Título. Para acessá-lo, o usuário deve informar alguns dados pessoais, como número do CPF e o nome da mãe, por exemplo.
CRLV e CNH
Ambas as versões digitais podem ser emitidas pelo mesmo aplicativo, o Carteira Digital de Trânsito. O modelo virtual também pode ser utilizado para comprovar o licenciamento do veículo.
Carteirinha do SUS
A popularmente conhecida ‘Carteirinha do SUS’ pode ser acessada pelo aplicativo Conecte SUS. Nele, consta todas as informações sobre o documento, além de possibilitar o acesso ao histórico de saúde do paciente, resultados de exames, entre outros.
CPF
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode ser acessado digitalmente pelo aplicativo CPF digital. Pela plataforma é possível visualizar uma cópia do documento e um botão para o canal de atendimento do governo.
Auxílio Brasil : Bolsonaro decide aumentar o benefício para R$600