Concurso PM oferta 2.700 vagas e recebe inscrições para menores de idade

Não deixe de conferir

Vagas são para nível médio

Uma grande novidade neste concurso PM – Polícia Militar- é ofertar vagas para menores de idade. Portanto, não perca a sua chance.

Entenda sobre o certame.

Requisitos e Exigências do concurso PM

Além da escolaridade mínima, o concurso PM SP estabelece uma série de requisitos aos candidatos, incluindo a posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “B” a “E”, e uma estatura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.

Idade Mínima e Maturidade

Um dos aspectos mais discutidos pelos interessados na seleção é a exigência de idade para ingresso na carreira de soldado de 2ª classe: entre 17 e 30 anos. Embora gere questionamentos, essa exigência é fundamental dentro do contexto da instituição.

Justificativa da Idade Mínima

Ao determinar a idade mínima de 17 anos, a PM SP busca recrutar indivíduos que estejam no início da vida adulta, porém com uma maturidade mínima para lidar com as responsabilidades e desafios inerentes à carreira policial.

Formação e Capacitação concurso PM

Essa faixa etária também está relacionada à formação e capacitação dos policiais militares. A partir dos 17 anos, os candidatos podem ingressar nos cursos de formação da polícia, que têm duração aproximada de dois anos, conforme detalhado no site da PM SP.

Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação Profissional (CFP) abrange seis meses de formação básica, seguidos por seis meses de formação específica realizada em unidades operacionais, e mais 12 meses de estágio supervisionado, onde os alunos já atuam nas ruas e em diversas áreas de atuação da polícia.

Distribuição e Alocamento

Após a conclusão do curso, os aprovados assumem o cargo e são alocados nas regiões de lotação. O CFP é realizado na Escola de Soldados, localizada em Pirituba, na Zona Oeste da capital, com capacidade para receber 1.600 alunos.

Os excedentes são distribuídos em 37 núcleos pelo estado, sendo a escolha do local de estudo baseada na classificação final dos candidatos. Aqueles mais bem colocados têm prioridade na escolha do local de lotação.

Veja mais sobre este concurso PM.

Concurso PM oferta 2.700 vagas e recebe inscrições para menores de idade
Concurso PM oferta 2.700 vagas e recebe inscrições para menores de idade

Jovens Encontram Estabilidade na Carreira Policial

Os aprovados no concurso para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de São Paulo têm a oportunidade de receber uma preparação abrangente, tanto em termos de conhecimento técnico quanto de desenvolvimento pessoal e ético.

Durante o curso, os candidatos são capacitados para lidar com situações complexas que enfrentarão no exercício da função policial. A remuneração básica inicial para o cargo de soldado da PM SP de 2ª Classe é de R$4.852,21.

Atribuições e Responsabilidades

Conforme estabelecido no edital deste ano, algumas das atribuições do cargo incluem o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Isso envolve a repressão imediata às infrações penais e administrativas, bem como a aplicação da lei em diversas modalidades de policiamento. Essas atividades são orientadas pelos princípios doutrinários de polícia comunitária, direitos humanos e gestão pela qualidade.

Preparação Completa no concurso PM

Os soldados em formação concluem o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Esse curso visa formar profissionais com sólida base teórica e prática, preparando-os de forma abrangente para as demandas do serviço policial.

Contexto Social e Legal

A exigência de idade mínima de 17 anos para participar do concurso está alinhada com o contexto social e legal. Aos 17 anos, os cidadãos já têm direitos e deveres reconhecidos, como o direito ao voto e a capacidade de serem responsabilizados criminalmente por seus atos.

Essa idade mínima é considerada adequada para ingressar na carreira policial, permitindo que os jovens iniciem sua trajetória profissional de forma responsável e comprometida.

Inscrição do concurso PM

Os interessados poderão se inscrever  através do site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora até o dia 8 de maio. A  taxa é de R$ 85.

Reduzir o valor de inscrição

Os grupos que poderão solicitar são estes:

  • ser estudante regularmente matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e
  • perceba remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estiver desempregado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.