Itaú e Bradesco aumentam taxas do empréstimo pessoal

Itaú e Bradesco aumentam taxas do empréstimo pessoal

De acordo com a pesquisa mensal do Procon de São Paulo, entidade de defesa ao consumidor, foi constatado um aumento nas taxas de juros do empréstimo pessoal, alcançando o patamar de 7,20% ao mês em média, oque resulta em uma alta 0,2% em relação ao mês anterior.

Tal movimento, que causou o aumento nas taxas do empréstimo pessoal, está relacionado aos reajustes dos juros nos bancos Itaú e Bradesco. Com relação ao Bradesco, o aumento foi de 8,64% para 9,76%. Já o Itaú alterou sua taxa de 8,30% para 8,34%. As demais instituições financeiras não realizaram alterações em suas taxas de juros.

Dentre os bancos, a instituição com menor taxa da modalidade segue sendo a Caixa Econômica Federal, que cobra em média 4,72% ao mês. Os juros do cheque especial, que atualmente têm um teto de 8% ao mês, seguem sem reajuste. Já o Banco do Brasil é o único que pratica taxa abaixo do teto, a média é de 7,73%, dependendo do cliente.

Detalhes sobre as taxas de juros

Além dos juros sobre o empréstimo pessoal, pela manhã do dia 16, os juros futuros rondavam a estabilidade. Isso ocorreu em após ser verificada a deflação do IGP-10 mais forte, com dólar em +0,37% em alta ante o real, em meio à cautela externa. Estes fatores impulsionam também os preços do petróleo.

Estes juros tendem a sofrer oscilações limitadas em dia de agenda fraca e com investidores em compasso de  espera pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), oque ocorre na próxima quarta-feira. Este fator deve resultar em uma correção da taxa Selic em 13,75%, conforme espera a maioria do mercado.

No decorrer do dia 16, às 9h25, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro para janeiro de 2027 estava em 11,77%, mesma do ajuste de ontem. Enquanto o DI para janeiro de 2025 exibia taxa de 12,06%, de 12,07%, e o para janeiro de 2024 marcava 13,24%, de 13,22% no ajuste anterior. O dólar à vista subia 0,47%, a R$ 5,2636.

Quais vantagens do empréstimo pessoal?

Um dos principais benefícios do empréstimo pessoal é que, na maioria das vezes, este apresenta mais vantagens quando comparado a outras linhas de crédito. Dentre essas, a agilidade no processo é uma das características que atrai a atenção dos usuários.

Outro ponto positivo são as facilidades aplicadas na tecnologia, uma vez que existem várias opções de empréstimo online seguro, em que você pode fazer praticamente todo o procedimento de maneira virtual. Além disso, o empréstimo pessoal possui as taxas de juros mais baixas que os outros tipos de crédito.

Contudo, essas taxas não são as menores do sistema financeiro, mas são atrativas quando comparadas a diversos serviços, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito, por exemplo. Com o empréstimo pessoal, também é possível pagar as parcelas de forma antecipada a fim de ter mais descontos, incluindo o abatimento proporcional de juros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?