Irritabilidade no ambiente de trabalho: Como controlar?

Irritabilidade no ambiente de trabalho: Como controlar?

irritabilidade no ambiente de trabalho pode ser o estopim para problemas cada vez maiores. Afinal, quem se sente muito irritado pode, em algum momento, ter comportamentos impulsivos. Esses comportamentos, por sua vez, impactam no bem-estar e na imagem do profissional.

Pensando nessas circunstâncias, fizemos este guia com um série de considerações importantes sobre isso. Acompanhe e saiba mais!

Como controlar a irritabilidade no ambiente de trabalho?

Existem algumas ações que podem lhe ajudar a controlar a irritabilidade no ambiente de trabalho. Veja abaixo as sugestões que trouxemos e comece a lidar melhor com esse tipo de episódio:

1. Não fique forçando e afaste-se do gatilho um pouco

Sabe quando a irritabilidade no ambiente de trabalho aparece com muita “força”? Pois bem! Nessa situação o melhor a se fazer é se afastar um pouco do gatilho emocional em questão.

Por exemplo, se você está tentando concluir um trabalho, mas porventura está com algumas dificuldades para solucionar alguma coisa, não fique “forçando a barra”, tentando acabar o quanto antes, custe o que custar.

Esse tipo de comportamento poderá saturar a sua mente e, obviamente, a sua paciência, fazendo com que você acabe “explodindo” de irritabilidade, manchando a sua imagem profissional.

Além disso, as chances de demorar muito mais tempo quando insistimos – ao invés de dar uma pausa – são muito maiores.

2. Distraia a mente antes de tentar resolver o problema

Seguindo o que acabamos de apontar acima, experimente dar uma pausa distraindo a sua mente. Vale dar uma volta no escritório, sair para tomar uma água ou qualquer outra coisa que faça você se esquecer do problema por alguns instantes.

Muitas vezes, quando damos essa pausa é que encontramos a solução que precisamos. Pode fazer o teste. 😉

3. Peça ajuda se algo estiver “estagnado”

Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda quando estiver estagnado em alguma questão específica. Às vezes, a irritabilidade no ambiente de trabalho pode ser evitada com o suporte de algum colega que sabe resolver o problema – e já passou por isso.

4. Otimize o seu trabalho tendo um tempo para os contratempos

Tenha sempre uma rotina de trabalho bem equilibrada. Otimize as suas atividades, sempre dividindo-as por prioridades. Além disso, lembre-se de manter o tempo do “contratempo” em aberto na sua agenda.

Essa otimização e organização do trabalho pode evitar que você tenha crises de irritabilidade. Sabe por quê? Porque, normalmente, quando surge um problema na nossa rotina, vemos o tempo passando e as tarefas acumulando, e isso só piora a situação.

Por isso, separe um tempo para “resolver problemas” e veja como isso poderá mudar a sua vida.

5. Delegue o que estiver sobrecarregando

Por fim, procure delegar aquelas atividades que criam gargalo na sua rotina e que estão lhe sobrecarregando. Às vezes, a irritabilidade no ambiente de trabalho pode ser resolvida com uma organização melhor da divisão de tarefas.

Caso você tenha recebido uma lista de tarefas do seu chefe, converse com ele sobre a sobrecarga. Assim será possível estabelecer um dia a dia mais saudável.

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