Quem não conseguiu receber a restituição do Imposto de Renda em nenhum dos cinco lotes que foram liberados este ano, terá mais uma chance. A Receita Federal confirmou que mais uma rodada de pagamentos vai ser feita neste mês de outubro. Até mesmo uma data já foi definida.
A restituição do Imposto de Renda já foi paga para milhões de brasileiros nos últimos meses. Entretanto, algumas pessoas que realizaram a declaração este ano não conseguiram receber o saldo. A Receita explicou que as pessoas que caíram na chamada malha fina não puderam receber os saldos nestas datas regulares.
De todo modo, as pessoas que caíram na malha fina e que resolveram as suas pendências terão uma nova oportunidade agora. A Receita Federal vem indicando que se trata de uma espécie de lote residual, que deverá ser pago em breve.
“Teremos lote residual em outubro com os contribuintes que regularizarem sua declaração deste exercício e dos exercícios anteriores”, diz a nota da Receita Federal, enviada ao site Infomoney.
Consulta
Já nesta terça-feira (24), a Receita vai abrir o processo de consulta aos valores da restituição do Imposto de Renda. Assim, o cidadão vai poder conferir se está entre as pessoas que serão contempladas para o recebimento deste lote residual que está sendo programado. A verificação poderá ser feita a partir das 10h.
Para realizar a consulta, basta abrir a página oficial da Receita Federal na internet, e clicar na opção Meu Imposto de Renda. Logo depois, basta clicar em Consultar a Restituição.
Na página da consulta, será preciso inserir alguns dados importantes como CPF, a data de nascimento e o ano de vigência, que no nosso caso é 2023.
O novo lote da restituição
A Receita confirmou que 354,5 mil contribuintes serão contemplados no lote residual do Imposto de Renda. Para tanto, eles estão liberando nada menos do que R$ 643,3 milhões para os pagamentos. Todos os contribuintes poderão movimentar o saldo a partir do dia 31 de outubro.
Se você está entre os selecionados para o recebimento do novo lote da restituição do Imposto de Renda, não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação. O saldo será depositado de forma automática na conta que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda deste ano.
Entre os contemplados nesta nova rodada, podemos citar:
- 6.106 idosos acima de 80 anos;
- 54.438 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6.491 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 16.874 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 119.040 pessoas que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 151.560 contribuintes não prioritários.
Os pagamentos da restituição residual
Se você optou por receber o saldo através do Pix, não tem problema. O dinheiro também será depositado, no dia 31 de outubro, de forma automática na chave que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração.
Caso a conta ou a chave Pix informada não exista mais por qualquer motivo, o dinheiro será enviado ao Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão precisa procurar uma agência do BB mais próxima, ou entrar em contato de maneira remota, para pedir a devolução do dinheiro da restituição em uma conta válida.
Caí na malha fina
O contribuinte que caiu na malha fina deve acessar a plataforma para acompanhar se a sua declaração foi processada ou retida em malha. Para saber sobre o status do documento, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o e-CAC;
- Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Depois clique na aba “Processamento”;
- Escolha o item “Pendências de Malha”;
- Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.