Até o momento, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do próximo ano ainda não foi divulgado pelos estados. Contudo, os donos de veículos já aguardam altos valores, visto a valorização dos car ros e motos usados. Todavia, alguns desses veículos ficam isentos do tributo em 2023.
Normalmente a gratuidade do imposto está vinculada ao tempo de fabricação da moto ou do carro. Sendo assim, cada unidade da federação decide o ano em que tornará o veículo isento da cobrança. Sendo assim, veja abaixo quais são os critérios para a não cobra veículo e os estados participantes:
Amapá e Rio Grande do Norte.
Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Piauí, Tocantins e o Distrito Federal.
Mato Grosso.
Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Pernambuco e Santa Catarina.
Importante! Apenas os estados de Minas Gerais e Roraima não concedem nenhum tipo de isenção dos veículos de acordo com o seu ano de fabricação.
O IPVA é calculado com base na tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Em suma, é levado em consideração os valores venais praticados no mês de setembro do ano anterior, ou seja, o tributo do próximo ano será cobrado de acordo com os preços de setembro de 2022.
Com relação as alíquotas, depende da categoria do veículo. Em São Paulo, por exemplo, varia entre 1% e 4% do valor venal, veja:
Entre os carros que estarão livres do imposto em 2023, estão:
Vale ressaltar que todos os modelos com data de fabricação até 2002 estarão isentos do pagamento do IPVA a partir de 2023. De todo modo, para verificar se seu carro ou moto está incluído na lista de isenção, verifique o ano de fabricação no seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).