2002 já começou e com ele chega o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), muitas vezes motivo de preocupação devido aos seus reajustes que podem pesar no bolso do contribuinte. Levando em consideração a alta inflação de 2021 que foi de 10,06%, a tendência das prefeituras foi aumentar as taxas, ainda que algumas tenham reduzido o valor a ser pago, outras, inclusive até isentando. Por outro lado, visando recursos em caixa o mais cedo possível, foram pensados descontos e até mesmo premiação para quem antecipar o IPTU.
Como não existe um teto único nacional para o IPTU, sendo este responsabilidade de cada prefeitura, abaixo é possível você ver, por região, o quanto o IPTU aumentou, bem como os descontos, para as seguintes capitais:
Região Norte
- Belém (PA). São oferecidos dois descontos para quem pagar integralmente o valor referente a 2022: 10% até 10 de fevereiro e 07% até 10 de março. O tributo foi atualizado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-E) e chegou a 10,05%.
- Manaus (AM). Quem mora na capital amazonense e pagar o IPTU em uma única cota, ou manter a pontualidade se optar pelo modo de parcelamento, estará concorrendo a sorteios de carros populares, uma picape e premiações mensais em dinheiro. É um ótimo incentivo para o contribuinte.
- Porto Velho (RO). Com um reajuste de 10,67%, quem pagar a cota única ate 31 de janeiro receberá um desconto de 20%. Depois dessa data, quem deixar para pagar o valor integral até 28 de fevereiro verá reduzido o desconto para 10%.
Nordeste
- Fortaleza (CE). O desconto oferecido pela prefeitura é de 8% para quem quitar o valor total até fevereiro. Já quem deixar para março verá o desconto reduzido em 6%, e 4% em abril.
- Recife (PE). Caso quite o IPTU numa parcela única, o recifense tem direito a um desconto de 10%. Não deixa de ser certa compensação pela correção de 10,67%.
- João Pessoa (PB). Próxima ao valor de Recife é a correção em João Pessoa que chegou e 10,74%. Quem pagar até 8 de março recebe o desconto de 15%.
Salvador (BA). Aqui o índice de correção segue o mesmo de João Pessoa, 10,74%. 7% de desconto é oferecido para quem pagar em dia o boleto. - Aracaju (SE). Na capital sergipana o reajuste ficou em 10,05%. Ganha o desconto de 7,5%, quem pagar até dia 17 de janeiro em parcela única.
- Maceió (AL). Com reajuste de 10,25% para o exercício de 2022, o maceioense tem direito a 15% de desconto pagando até 10 de março e 10% no pagamento até 29 de abril.
Centro-Oeste
- Goiânia (GO). O goianiense já terá que preparar o bolso. Devido uma alteração legislativa o IPTU poderá chegar em 45% de reajuste.
- Campo Grande (MS). Sem reajuste de IPTU, o contribuinte ainda poderá ter 5% de desconto se pagar em dia o tributo. Pagando o valor total até 10 de fevereiro receberá um desconto de 10%.
- Distrito Federal: Seguindo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o reajuste ficou em 10,42%.
Sul
- Curitiba (PR). Aqui o reajuste seguirá a inflação acumulada do IPCA 2021. Pagando o total anual até 10 de fevereiro o contribuinte tem 4% de desconto.
- Florianópolis (SC). 10,67% é a correção do valor em 2022. Quem optar pelo pagamento do valor total até 20 de fevereiro recebe um desconto de 10%, e 5% para quem optar pelo vencimento até 7 de março.
- Porto Alegre (RS). Com uma correção de 10,67% (sempre seguindo o IPCA medido entre novembro de 2020 e outubro de 2021), recebeu desconto de 8% do IPTU anual de 2022 quem quitou o montante até 4 de janeiro.
Sudeste
- São Paulo (SP). Exatos 10% é valor do reajuste na capital paulista. Não há muitas opções de desconto, apenas 3% para quem pagar a vista.
- Rio de Janeiro (RJ): Calculando o reajuste a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), o valor é de 10,42%. Pagando como cota única até 7 de fevereiro, o desconto fica em também 7%.
- Belo Horizonte (MG): 10,42% é também o reajuste na capital mineira. Quem antecipar o pagamento até 20 de janeiro tem direito a 10% de desconto.