IPMT confirma concurso com 338 vagas!

Município de Teresina/PI terá vários concursos.

Recentemente, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT) confirmou novo concurso! Assim, de acordo com o órgão, sua próxima seleção contará com a oferta de 337 oportunidades. 

Por meio de nota, então, a prefeitura de Teresina anunciou o primeiro processo seletivo para o órgão. O certame está previsto para ocorrer durante este ano. Contudo, sem uma data certa, de forma que os interessados devem continuar atentos. 

Até o momento, é possível saber o número total de vagas, sendo para ingresso imediato e também para a formação de cadastro de reserva. 

Além disso, o concurso já conta com uma banca organizadora, sendo esta a Fundação Carlos Chagas (FCC). Isto é, que ficará responsável pelo processo de inscrições, aplicação das etapas avaliativas e divulgação do resultado final do certame.

“Estamos muito felizes com a realização do primeiro concurso da história do IPMT, autarquia de Teresina criada há mais de 30 anos. O primeiro concurso do IPMT coroa de forma ímpar o trabalho que tem sido feito nesses três anos, por meio da gestão do Prefeito Dr. Pessoa, que tem como objetivo modernizar e profissionalizar a gestão Previdenciária do nosso município. Estamos trabalhando para nomearmos a maior quantidade de servidores possível, para melhorar e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado. Uma estrutura administrativa moderna e informatizada está sendo preparada também para recebermos da melhor forma os primeiros servidores do quadro do IPMT”, destacou o presidente do IPMT, Kennedy Glauber.

Como será a distribuição de vagas no IPMT?

Do total de oportunidades do processo seletivo do IPMT, 13 vagas serão para ingresso imediato e outras 324 para a formação de cadastro de reserva. Isto é, que permite a convocação de candidatos com aprovação, de acordo com a necessidade do órgão, enquanto o concurso for vigente.

Desse modo, as vagas serão para a carreira de analista previdenciário, para as seguintes especialidades: 

  • Administrativo: 2 vagas; 
  • Administração: 1 vaga; 
  • Direito: 2 vagas; 
  • Tecnologia da Informação: 1 vaga; 
  • Psicologia: 1 vaga; 
  • Serviço Social: 2 vagas; 
  • Contabilidade: 1 vaga; 
  • Economia: 1 vaga; 
  • Arquivologia: 1 vaga; 
  • Ciências Atuariais: 1 vaga.

Veja também: IBGE abre concurso com 148 vagas temporárias

Assim, aqueles que desejam ingressar no órgão já podem conferir se estão de acordo com estas ofertas.

IPMT fará cadastro de reserva

A distribuição de oportunidades para a formação do cadastro de reserva do IPMT também te confirmação do órgão.

Assim, estas serão para as seguintes especialidades:

  • 36 vagas para o cargo de Administrador; 
  • 18 vagas para a área de Administração; 
  • 36 vagas para a área de Direito; 
  • 36 vagas para a área de Tecnologia da Informação; 
  • 18 vagas para a área de Psicologia; 
  • 36 vagas para a área de Serviço Social; 
  • 18 vagas para a área de Contabilidade; 
  • 18 vagas para a área de Economia; 
  • 18 vagas para a área de Arquivologia; 
  • 36 vagas para a área de Ciências Atuariais.

Desse modo, para além das vagas imediatas, também será possível que ocorram convocações extras, no decorrer do concurso.

Veja também: BNDES terá novo concurso em 2024!

Segundo o presidente do órgão, “a comissão do concurso está trabalhando para que o edital seja lançado ainda no mês de agosto do presente ano“.

Prefeitura vem se organizando concurso para FMS

Para além do IPMT, a prefeitura de Teresina informou que vem se preparando para realizar um de seus maiores concursos públicos.

Desse modo, o processo seletivo deverá se direcionar ao setor da Saúde. O objetivo é de que ocorra a contratação de profissionais para vários segmentos da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Desde o ano de 2011, a Fundação Municipal de Saúde não efetua a abertura de um edital para um concurso dessa magnitude.

Como a prefeitura quer qualificar os serviços por meio de servidores concursados, a Fundação vem debatendo com o Ministério Público Estadual possíveis meios para resolver um dos setores essenciais para a população da região.

Entre as principais necessidades está a contratação de médicos especialistas, técnico em farmácia, procurador da FMS, assistente social, auxiliar administrativo, técnico de enfermagem entre outros. Assim, a previsão é de que o processo seletivo ocorra ainda durante o segundo semestre deste ano de 2023.

Veja também: Concursos Federais terão mais autorizações? VEJA O QUE DIZ MINISTRA

“Estamos discutindo internamente as sugestões apresentadas pelos sindicatos e conselho de classe. Existem especialidades de saúde que surgiram nos últimos anos e que precisam está no quadro de pessoal permanente da FMS. Por isso estamos preparando um dos maiores concursos da história da prefeitura de Teresina e o presidente da FMS, Ari Ricardo, está bastante comprometido com esse processo”, destacou a prefeitura.

Concurso para Educação também está em pauta

Durante o início deste mês, o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, anunciou o lançamento de um novo edital para a Secretaria de Educação. A grande novidade é que, pela primeira vez, haverão oportunidades para o cargo efetivo de psicopedagogo.

Com a aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a criação de novos cargos, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina contará com um quadro de 4.744 vagas para servidores efetivos.

Dessa forma, a estimativa é que o próximo certame conte com a oferta de 800 a mil vagas, para o preenchimento desse novo quadro de colaboradores.

“A partir desse acréscimo, totalizarão mais de quatro mil vagas no quadro de efetivos. Obviamente que parte dessas vagas já estão ocupadas por servidores efetivos e outras estão ociosas. Essas vagas serão preenchidas no próximo concurso, mas também ainda haverá reservas de vagas para serem ocupadas no futuro, quando a rede necessitar do processo de expansão”, detalhou o secretário de Educação, Nouga Cardoso.

De acordo com a gestão municipal, deverão ser ofertadas vagas para as carreiras de professor do primeiro ciclo, professor do segundo ciclo, pedagogo, psicopedagogo, arquiteto, engenheiro, engenheiro agrimensor, estatístico e auxiliares operacionais. Isto é, com uma carga horária de 20h ou 40h semanais, a depender do posto.

“A Prefeitura de Teresina encaminhou à Câmara uma mensagem criando cargos e vagas na estrutura desses novos cargos, como psicopedagogo, auxiliar operacional, estatístico educacional, engenheiro, agrimensor, uma série de profissionais que ajudarão a Semec a fazer uma boa gestão, conduzindo a educação de maneira cada vez melhor”, pontuou o secretário Nouga Cardoso.

Assim, junto do IPMT e da área de saúde, Teresina vem apresentando boas oportunidades no serviço público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.