Economia

Investimentos previstos no refino nacional

Confira as informações oficiais do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre os investimentos previstos no refino nacional, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Investimentos previstos no refino nacional

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, no que se refere ao passado e atual – 2021 e 2022, os investimentos são:

Refinaria de Manguinhos (Refit) Rio de Janeiro, RJ Ampliação da capacidade de processamento de 10.000 b/d para 14.300 b/d.

Brasil Refinarias Simões Filho, BA Nova refinaria com capacidade de 736 b/d. 

SSOil Energy Coroados, SP Nova refinaria com capacidade de 12.500 b/d.

2023 – Previsão

Dax Oil Camaçari, BA Ampliação da capacidade de processamento de 2.500 b/d para 4.000 b/d.

Reduc Duque de Caxias, RJ Revamp da unidade de hidrotratamento de diesel U-2700 com capacidade autorizada de 5.500 m³/d.

2025 – Previsão

Replan Paulínia, SP Nova unidade de hidrotratamento de diesel com 10.000 m³/d de capacidade; revamp das unidades de geração de hidrogênio U-241 e U-241A; e demais investimentos em unidades auxiliares. 

Revap São José dos Campos, SP Revamp da unidade de hidrotratamento de diesel U-272D com capacidade autorizada de 6.500 m³/d. 

Balanço nacional de petróleo

O Brasil deverá ampliar ainda mais a sua condição atual de exportador de petróleo, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Cerca de 2/3 da produção nacional será exportada em 2031, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031. Esse volume expressivo poderá alçar o Brasil como um dos cinco maiores exportadores do mundo, o que elevaria a sua importância no quadro geopolítico da indústria mundial do petróleo

Projeta-se um pequeno incremento no volume de petróleo processado nas refinarias brasileiras, de 1,75 milhão b/d na média dos últimos cinco anos para 1,93 milhão b/d em 2031.

Conforme informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, esse incremento levará o fator de utilização das refinarias brasileiras de um patamar de 75% para 82% no final do período.

Processamento de petróleo nas refinarias nacionais

Confira informações sobre o processamento de petróleo nas refinarias nacionais, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Bacia de Santos

Inclui óleos da Bacia de Santos, majoritariamente do pré-sal, como Búzios e Tupi. Sua participação no processamento seguirá uma trajetória crescente, superando 50% ao longo do período decenal. 

Bacia de Campos

Inclui óleos da Bacia de Campos e da Bacia do Espírito Santo-Mucuri, majoritariamente do pós-sal, como Marlim, Roncador e Parque das Baleias. Participação decrescente no processamento, conforme expectativa de declínio da produção dessas correntes no período, destaca o de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Norte/Nordeste

Inclui óleos das bacias das regiões Norte e Nordeste, como Baiano, RGN Mistura e Urucu. Responde por 5% a 10% da cesta processada nas refinarias nacionais.

Outros

Inclui óleos importados e cargas de reprocessamento.