O mercado de investimentos tem crescido de maneira exponencial e atraído cada vez mais investidores iniciantes. Por isso, é importante que se atente a alguns pontos para diversificar seus investimentos de maneira resolutiva e segura.
Primeiramente, o investidor iniciante deve entender o mercado de investimentos, considerando todo o fluxo da economia nacional. Por isso, estudar a volatilidade do mercado é um ponto primordial para que você possa iniciar no mercado financeiro de maneira mais segura.
Sendo assim, busque sempre por fontes seguras, como o site do Banco Central do Brasil (BCB) e da Bolsas de Valores do Brasil (B3). Dessa forma, você estará elevando o seu conhecimento e poderá fazer o uso de diversos simuladores disponibilizados por diversas plataformas.
O planejamento financeiro é aconselhável para qualquer pessoa. Entretanto, o novo investidor precisa ter clareza sobre o cenário atual da economia e sobre quais são suas necessidades, de modo que possa planejar a sua entrada no mercado de investimentos, considerando os seguintes pontos:
É relevante realizar esse tipo de questionamento para direcionar melhor o seu dinheiro, de modo que diversifique as opções com maior segurança.
Após organizar suas finanças e entender um pouco mais do mercado financeiro de forma geral, você deve iniciar seus investimentos pelas opções de renda fixa. Isso porque são opções que permitem que você saiba o valor final do contrato, quando do resgate. Além disso, você poderá entender o comportamento do mercado na prática.
Por exemplo, o Tesouro Direto permite que você invista valores baixos, de modo que você possa acompanhar o seu fluxo financeiro. Sendo assim, é importante que você diversifique seus valores de forma planejada e faseada, sempre começando por valores baixos. Dessa forma, você aumenta a sua segurança para diversificar suas opções, considerando toda a volatilidade do mercado.
Assim como ocorre com o Pix e com o Open Banking, o mercado de investimentos pode ser alvo de diversas ações de má-fé. Sendo assim, tenha cuidado para não repassar dados ou clicar em links suspeitos, minimizando suas chances de ser vítima de golpes e fraudes financeiras.