As condições a serem seguidas para um bom investimento são a “liquidez”. Esta se caracteriza pela facilidade de vender um ativo ou resgatar sua renda. Ademais, tem também a “volatilidade”, que é o grau de variação do valor investido.
Baixa liquidez e baixa volatilidade
Dito isso, a taxa de retorno do investimento total varia de médio a longo prazo, e a data do eventual resgate é fixa. Mas, a vantagem é que a taxa determinante para recuperar seu dinheiro é mais previsível. Assim, o Notícias Concursos na matéria desta terça-feira (05) indicará algumas opções que podem ser rentáveis e seguras.
Tesouro Direto
Assuma parte da dívida pública, a partir de R$ 30 por título. Dessa forma, a quantia é devolvida com um crédito a mais, pois funciona como um empréstimo.
Certificado de Depósito (CDB)
A pessoa física atua como credora da mesma forma que a tesouraria direta. Entretanto, o papel a prazo pertence ao banco.
Investimento em carta de Crédito (LC)
Mesma função do CDB, mas emitida por instituição financeira especializada em empréstimos a terceiros, consórcios e financiamentos.
Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio (LCI e LCA)
Quem busca acompanhar um segmento com grande potencial, tem a oportunidade de obter uma Carta de Crédito aplicável aos setores imobiliário e agrícola. Assim, terá potencial de maior rentabilidade em período sazonal.
Além disso, a Letra de Crédito Hipotecário (LCH) é utilizada exclusivamente no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Ela oferta condições para que as pessoas possuam seu primeiro imóvel.
Alta liquidez e baixa volatilidade
Poucos investidores conhecem alternativas que permitem investir sem mudanças bruscas de preço. Se você já tem lucros investindo em renda fixa e variável, vale a pena continuar ampliando seu patrimônio com outros ativos.
Private Equity e Venture Capital
São duas estratégias para entrar em um negócio como investidor e se tornar acionista. Se você tiver algum conhecimento técnico que possa agregar à gestão, isso aumentará seu valor e, portanto, sua participação na empresa.
Investimento em construção ou venda e aluguel de imóveis
Sim, há demanda por casas e apartamentos, que são altamente lucrativos apesar do extenso planejamento necessário. Comprar para revenda ou aluguel com base na oferta e demanda tende a produzir bons resultados e menos demorados na corretagem.
Investimento em mercadorias, energia e itens raros
Itens raros como colecionáveis, vinho, carros e até pinturas. Como investimento, você participa de leilões, negocie e use sua influência para entregar o item certo ao cliente certo na hora certa.