Neste artigo nós vamos destacar algumas dicas para interpretar linguagem corporal e se relacionar melhor no trabalho ou em suas relações cotidianas. Com um olhar atento e um foco maior nos traços da outra pessoa, você conseguirá se portar de maneira mais receptiva e, consequentemente, melhorará os seus mais diversos relacionamentos. Para isso, acompanhe o nosso guia até o final e saiba mais!
Dicas para interpretar linguagem corporal e se relacionar melhor no trabalho
Abaixo destacamos 5 dicas para interpretar linguagem corporal e se relacionar melhor no trabalho:
1- Observe a posição dos pés dos seus colegas de trabalho
Quando você se aproximar de um ou mais colegas de trabalho que estiverem conversando, observe o movimento e a posição dos pés dessas pessoas. Se apenas o tronco delas se direcionar a você, é bem possível que elas não queiram lhe incluir na conversa e, dessa forma, é melhor seguir o seu caminho ou ser mais breve para não desgastar a relação.
Em contrapartida, se os pés também virarem em sua direção, a ponto de ficarem levemente direcionados a você, sinta-se à vontade para fazer parte da roda de discussão.
2- Atente-se para a postura de cada um
Interpretar linguagem corporal e se relacionar melhor no trabalho é a porta de entrada para um crescimento constante e boas trocas de experiências. Para isso, procure sempre manter a sua postura alinhada à da pessoa que lhe ouve. Por exemplo, se a pessoa está sentada, sente-se. Se ela estiver em pé, levante-se. O ideal é manter os ombros alinhados com os da outra pessoa.
3- Adapte-se às expressões do seu colega, como um espelho
Para fazer a outra pessoa se sentir mais confortável durante as conversas, adapte-se às expressões dela. Ou seja, quando a pessoa sorrir, sorria. Quando ela franzir a testa, faça o mesmo. As gesticulações também podem ser copiadas, de maneira mais sutil, a fim de promover uma maior conexão.
4- Mantenha sempre o contato visual na hora de interpretar linguagem corporal
O contato visual deve ser constante. É claro que você não precisa “encarar a pessoa” sem parar. Porém, cuidado para não falar olhando para o outro lado ou simplesmente virar o rosto enquanto a pessoa fala. Se você for tímido no trabalho, experimente focar na testa da pessoa. Isso pode diminuir a sua insegurança e disfarçar a situação.
5- Saiba escutar e considere movimentar a cabeça positivamente (com cautela)
Enquanto a outra pessoa fala, jamais tente invadir o momento dela querendo completar as frases ou algo do tipo. Da mesma maneira, não fique tocando na pessoa o tempo todo, a não ser que em alguns momentos ela toque no seu ombro, por exemplo. Nesse caso, você poderá refletir o gesto, como vimos no tópico 3.
Ao mesmo tempo, procure sempre movimentar a cabeça positivamente, desde que seja algo que você concorde, é claro. Não tente acatar a tudo o que o outro diz apenas por querer interpretar linguagem corporal e se relacionar melhor, pois isso poderia fazer com que você parecesse alguém sem opinião. Afinal, nunca se esqueça de que tudo é uma questão de equilíbrio. Certo? 😉