Inteligência Emocional para o ENEM: Como se preparar para a prova?

Para desenvolver inteligência emocional para o ENEM é necessário pensar no assunto com uma certa antecedência. Afinal, não é possível mudar as emoções ou entendê-las de um segundo ao outro, concorda?

Pensando nisso, reunimos algumas considerações que podem lhe ajudar a se preparar para esse dia tão importante! Lembre-se, também, de que a psicoterapia também pode ajudar nesse momento.

Vamos lá!

Desenvolvendo a inteligência emocional para o ENEM

Existem diversas ações que podem lhe ajudar a se preparar emocionalmente para o ENEM. Algumas são mais simples, outras exigem um autocontrole um pouco mais profundo. Veja:

1. Parta da premissa da antecedência

Fazer as coisas com antecedência pode ser uma das peças-chave para conseguir se preparar emocionalmente para o ENEM. Quando deixamos tudo para cima da hora, acabamos sobrecarregando a mente e o corpo, atrapalhando os nossos resultados.

Por isso, comece a organizar a sua rotina de estudos de forma efetiva, e vá vencendo tudo aos poucos. Da mesma forma, comece a se atentar para os gatilhos emocionais que fazem parte da sua vida, a fim de entendê-los e aprender a lidar melhor com isso.

2. Cuidado com os pensamentos repetitivos

Sabe aqueles pensamentos repetitivos de “é muita coisa” ou “não vou conseguir passar” que insistem em invadir a mente? Saiba quais são eles!

Quanto mais conhecimento você tiver sobre esses pensamentos, pode ser mais fácil detectá-los para tirá-los da sua mente quando necessário.

Distraia-se. Converse com alguém. Ouça uma música. Tente evitar que os pensamentos repetitivos ordenem as suas sensações e emoções.

3. Não negligencie as suas emoções

Evite cair no equívoco de negligenciar o que você está sentindo. Se o estresse estiver muito intenso, dê uma pausa. Se a ansiedade magoar você, chore se precisar. E assim por diante.

Só cuidado com o hábito de “engolir tudo” achando que isso é o certo, afinal, essa sobrecarga poderá voltar à tona mais tarde, em uma grande crise emocional.

4. Cuidado com as expectativas criadas

Não exagere nas expectativas que você tem criado sobre a sua prova. Para fortalecer a sua inteligência emocional para o ENEM é preciso estar ciente de que os erros podem sim aparecer, prejudicando a sua nota.

Portanto, nada de colocar a sua métrica acima do que poderia ser considerado “normal”. Metas irreais machucam.

Ao mesmo tempo, converse com a sua família para que eles não depositem expectativas que possam gerar frustrações e mágoas depois.

Ter tudo isso alinhado pode evitar aquela sobrecarga e aquela pressão que, muitas vezes, mais atrapalha do que motiva. Priorize o seu bem-estar.

5. Pense em aprender com os erros

Já esteja preparado para aprender com os erros – pois eles podem surgir. Para isso, ancore a sua mente na ideia de que mesmo se você não passar com a nota que gostaria, ainda assim estará absorvendo experiências e conhecimentos. E que isso é muito valioso para o seu futuro.

 

Boa sorte na sua prova e muito sucesso para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.