Para muitos trabalhadores, dar entrada no processo de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode não ser tão simples. É necessário que o segurado saiba que existem vários tipos de aposentadorias pagas pela autarquia, inclusive com condições diferentes.
Diante disso, uma das dúvidas mais frequentes dos segurados diz respeito a documentação necessária para solicitar o benefício. Isso porque, o simples fato de ter um documento errado pode causar uma grande dor de cabeça no momento da solicitação.
Documentos necessários para a solicitação de todas as aposentadorias
A apresentação de alguns documentos é obrigatória durante a solicitação das aposentadorias, independente de qual categoria seja. Confira a relação a seguir:
- Documento de Identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho – caso tenha mais de uma, você deve levar todas;
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números;
- Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
- Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site ou aplicativo Meu INSS.
Para aposentadorias mais específicas, como a por incapacidade permanente, será necessário ter em mãos alguns documentos referentes às especialidades, como:
- Laudos médicos, exames, receituários;
- Formulários para trabalhador rural ou pescador artesanal;
- Documentação rural (declarações de imposto de renda, notas fiscais, documentos de cooperativa, etc.);
- PPP — Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- Contratos de serviço;
- Cópia de processo trabalhista, para prova de vínculo, etc.
Em caso de dúvidas ou para mais orientações, o segurado pode entrar em contato com a central telefônica do INSS, no número 135.
Valores das aposentadorias do INSS de 2023
Por lei, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não pode conceder um benefício inferior ao salário mínimo vigente. Desta forma, assim como o piso nacional é reajustado os valores dos benefícios da autarquia também são alterados.
O reajuste no salário mínimo não influencia apenas na vida dos trabalhadores assalariados, mas também impactam no valor dos benefícios concedidos pelo INSS(Instituto Nacional do Seguro Social).
Outros setores impactados com a correção do piso nacional é o seguro-desemprego, abono salarial do PIS/Pasep e Benefício da Prestação Continuada (BCP-Loas).
Reajuste dos benefícios do INSS 2023
Todos os anos, o Governo Federal divulga algumas previsões para o salário mínimo do ano seguinte, considerando a estimativa da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Assim, a previsão atual está em 8,1% da inflação. Com essa taxa, é possível estimar qual será o valor do piso nacional e consequentemente os possíveis valores dos benefícios do INSS para 2023.
O cálculo do governo aponta uma alta inflacionária de 8,1%. Neste sentido, o valor do salário mínimo para o ano que vem pode chegar a R$ 1.310. Sendo assim, os segurados que atualmente recebem R$ 1.212 (piso nacional de 2022), passariam a receber a nova quantia.
Da mesma forma, os segurados que ganham acima do salário mínimo também passam por um reajuste no benefício. Neste caso, o cálculo seria do valor bruto do abono multiplicado pelos 8,1%. Veja o exemplo:
Um segurado que ganha R$ 2.000 teria o seu benefício reajustado com um adicional de 8,1%. Feita a correção, ele passaria a receber R$ 2.162, correspondente a um acréscimo de R$ 162.
Índices podem mudar
Contudo, é importante frisar que as estimativas do governo podem ser alteradas até que chegue janeiro de 2023. Isso porque, as previsões são realizadas segundo a inflação, que passa por muitas variações.