Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como servidores públicos e militares, podem receber um salário extra entre os meses de janeiro e fevereiro de cada ano.
A proposta foi protocolada na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 809/2022, é de autoria do deputado Delegado Antônio Furtado. A iniciativa funciona como uma antecipação do valor correspondente a renda mensal recebida.
Salário extra para segurados do INSS e servidores
De acordo com o texto, o pagamento adiantado do benefício deve acontecer até o mês de dezembro do mesmo ano, considerando o desconto de 11 parcelas iguais e consecutivas das folhas de pagamento, inclusive do 13º salário.
Segundo o autor, a medida funciona como a antecipação de um empréstimo, mas sem cobrança de juros. A proposta foi criada baseada na pesquisa feita pela Acordo Certo, fintech comandada do Grupo Boa Vista.
Conforme o levantamento da empresa, o mês de janeiro é considerado o período de maior dificuldade para boa parte dos brasileiros, pois é quando são cobrados IPTU, IPVA e matrícula em escolas, por exemplo.
Todavia, antes de vigorar, o PL deve passar pela Câmara, Senado Federal e só então pela sanção do Presidente da República.
Antecipação pode ajudar beneficiários
Especialistas afirmam que a intenção de pagar um salário em dobro aos beneficiários do INSS, servidores e militares pode ajudar muito estes grupos. Isso porque, 60% da população brasileira costuma assumir dívidas no início do ano.
”Para quem precisa de um valor extra, o pagamento adicional vale a pena, afinal, será pago de forma antecipada e descontado em parcelas nos outros meses sem acréscimos de juros”, explica João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira.
Vale ressaltar que também há vantagem no que tange a manutenção da autonomia dada aos trabalhadores e segurados, que terão um maior poder de compra no início do ano. A expectativa é que sejam investidos mais de R$ 70 bilhões a cada ano com a nova modalidade.