Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima de um salário mínimo já começaram a receber a segunda parcela do 13° salário.
Têm direito ao benefício, os segurados que ganham os seguintes abonos:
- Aposentadorias;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte.
Lembrando que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia não podem ter acesso ao 13° salário do INSS. Isso porque, os benefícios são assistenciais e não previdenciários.
Vale ressaltar que o pagamento corresponde aos 50% restantes do valor do benefício do segurado. No entanto, pode haver descontos do Imposto de Renda caso o aposentado ou pensionista seja declarante.
Como consultar?
Uma das formas mais simples de consultar o valor do 13º salário é ligando para a Central de atendimento do próprio INSS. Basta ligar para o número 135, informar o CPF e confirmar algumas informações básicas. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Outra opção é acessar o site do Meu INSS. Por lá, será necessário aplicar o login e a senha e em seguida, clicar em Extrato de Pagamento. Pronto! O cidadão poderá conferir se terá alguma antecipação e, caso sim, qual será o valor.
Qualquer pessoa também pode realizar a consulta através do app do Meu INSS. Basta entrar no sistema com o login e senha cadastrados, e clicar na aba do valor do extrato. Assim como no site oficial, o cidadão pode realizar a consulta a qualquer momento do dia.
Calendário de pagamento da segunda parcela do 13° salário do INSS
Para quem recebe um salário mínimo
- 1º de junho – final 6;
- 02 de junho – final 7;
- 03 de junho – final 8;
- 06 de junho – final 9;
- 07 de junho – final 0.
Para quem recebe acima de um salário mínimo
- 1º de junho – final 1 e 6;
- 02 de junho – final 2 e 7;
- 03 de junho – final 3 e 8;
- 06 de junho – final 4 e 9;
- 07 de junho – final 5 e 0.