INSS: saiba como realizar o bloqueio da função de empréstimo consignado
Aplicativo permite bloqueio da função de empréstimo consignado. Confira informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que o beneficiário pode contratar empréstimo consignado mediante desconto direto em seu pagamento, contudo, também pode solicitar o bloqueio dessa funcionalidade.
INSS: saiba como realizar o bloqueio da função de empréstimo consignado
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que o consignado permite juros menores, por isso, é uma opção atrativa para os beneficiários. Além disso, o bloqueio automático de empréstimos é uma regra que objetiva elevar a segurança do beneficiário.
Prazo oficial
Assim sendo, o benefício concedido fica bloqueado para empréstimos pelo prazo de 90 dias a partir da data de sua concessão. Dessa forma, só poderá haver a solicitação de desbloqueio após esse prazo, caso seja interesse do beneficiário.
Conforme destaca o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), todos os benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) se enquadram nas regras de contratação.
BPC
É importante ressaltar que o beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) passou a poder realizar a contratação de empréstimos consignados apenas em 2022, a partir de março.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ressalta que o beneficiário deve se atentar a contatos telefônicos e mensagens por aplicativos ou por e-mail, considerando as ofertas de empréstimos, ao passo que é necessário analisar a veracidade da oferta.
Além disso, por 180 dias após a concessão do benefício, não há autorização para que as instituições bancárias ofereçam empréstimos para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, não é autorizada a contratação de consignados por qualquer canal, seja aplicativo, telefone ou presencialmente, considerando esse prazo.
Como bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimos?
O processo para o desbloqueio ou bloqueio do empréstimo consignado pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS através da função “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.
Além disso, o beneficiário também pode solicitar o serviço por telefone através do canal 135, bem como, tirar suas dúvidas e/ou agendar um atendimento presencial. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que o empréstimo consignado é uma oferta de crédito da instituição bancária diretamente para o beneficiário.
Como registrar uma reclamação?
Por isso, caso o beneficiário identifique alguma intercorrência com o empréstimo, ele deve registrar uma reclamação na plataforma consumidor.gov. A divulgação oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que a plataforma consumidor.gov é mantida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), cabendo a este órgão determinar o cancelamento do empréstimo, se for o caso.