Um novo auxílio no valor de R$ 606 pode ser solicitado pelos brasileiros que são beneficiados pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Trata-se do auxílio-inclusão, que é disponibilizado aos beneficiários do BPC que começarem a trabalhar com carteira assinada. O benefício foi regulamentado pela portaria Dirben/INSS N° 949.
O objetivo é estimular que o público alvo do BPC retorne ao mercado de trabalho. Para quem não sabe, o abono é concedido a pessoas de baixa renda com 65 anos ou mais e pessoas com alguma deficiência.
O auxílio pode ser liberado para qualquer beneficiário do BPC, incluindo os que deixaram de receber o benefício nos últimos cinco anos. Contudo, é necessário ter emprego com carteira assinada. Confira a seguir os requisitos:
Cumprindo todas as regras mencionadas acima, para solicitar o auxílio-inclusão o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda ligar para a central de atendimento no número 135, disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.
Realizado o pedido, é possível acompanhar o processo de autorização pelo próprio aplicativo da autarquia, na opção “Consultar pedidos”. O INSS tem até 30 dias úteis para retornar o requerimento.
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são identificados por um número específico. O código é composto por uma sequência de 10 dígitos, e muito importante para consultas do benefício, como a data de pagamento. Veja como encontrá-lo a seguir.
De modo geral, é possível encontrar o número na carteira de concessão do INSS. No entanto, existem outras formas de consultar a informação, veja:
Pelo CPF no site Meu INSS:
Lembrando que quem ainda não é beneficiário só conseguirá acessar o número quando o INSS confirmar o benefício e emiti-lo.
Pelo aplicativo Meu INSS
Pela Central de Atendimento 135
Nesta opção, basta fazer uma ligação e informar o número do CPF, depois confirmar algumas informações cadastrais que são utilizadas para evitar fraudes e proteger seus dados.
O atendimento da Central de Atendimento está disponível de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h. Contudo, é importante lembrar que as ligações realizadas por telefones fixos ou públicos, não tem custo. No entanto, as ligações feitas por celulares, o custo é equivalente a uma ligação local.