Economia

INSS: Novo auxilio de R$606 já pode ser solicitado; veja como fazer

Um novo auxílio no valor de R$ 606 pode ser solicitado pelos brasileiros que são beneficiados pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Trata-se do auxílio-inclusão, que é disponibilizado aos beneficiários do BPC que começarem a trabalhar com carteira assinada. O benefício foi regulamentado pela portaria Dirben/INSS N° 949.

O objetivo é estimular que o público alvo do BPC retorne ao mercado de trabalho. Para quem não sabe, o abono é concedido a pessoas de baixa renda com 65 anos ou mais e pessoas com alguma deficiência.

Como receber o auxílio-inclusão de R$ 606

O auxílio pode ser liberado para qualquer beneficiário do BPC, incluindo os que deixaram de receber o benefício nos últimos cinco anos. Contudo, é necessário ter emprego com carteira assinada. Confira a seguir os requisitos:

  • Ser beneficiário do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social);
  • Trabalhar com carteira assinada para iniciativa pública ou privada com remuneração mensal de até dois salários mínimos;
  • Contribuir para o INSS ou recolher para o respectivo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS);
  • Estar com a inscrição no CadÚnico atualizada;
  • Ter o CPF regularizado.

Como solicitar o benefício

Cumprindo todas as regras mencionadas acima, para solicitar o auxílio-inclusão o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda ligar para a central de atendimento no número 135, disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Realizado o pedido, é possível acompanhar o processo de autorização pelo próprio aplicativo da autarquia, na opção “Consultar pedidos”. O INSS tem até 30 dias úteis para retornar o requerimento.

Saiba como consultar o número do seu benefício do INSS

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são identificados por um número específico. O código é composto por uma sequência de 10 dígitos, e muito importante para consultas do benefício, como a data de pagamento. Veja como encontrá-lo a seguir.

Como saber o número do benefício do INSS?

De modo geral, é possível encontrar o número na carteira de concessão do INSS. No entanto, existem outras formas de consultar a informação, veja:

  • Pelo CPF nos canais digitais;
  • No autoatendimento do INSS;
  • Pela central do 135.

Como consultar o número do benefício do INSS?

Pelo CPF no site Meu INSS:

  1. Faça o login na plataforma;
  2. Ao entrar, logo na página inicial irá constar o número do benefício;
  3. Clique em “Detalhar” para obter mais informações sobre ele.

Lembrando que quem ainda não é beneficiário só conseguirá acessar o número quando o INSS confirmar o benefício e emiti-lo.

Pelo aplicativo Meu INSS

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  2. Feito isso, abra o app e clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Em seguida, digite seu CPF e toque em “Continuar”;
  4. Insira sua senha e clique em “Entrar”.
  5. Serão listados os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário, que são os mesmos que constam no site Meu INSS.

Pela Central de Atendimento 135

Nesta opção, basta fazer uma ligação e informar o número do CPF, depois confirmar algumas informações cadastrais que são utilizadas para evitar fraudes e proteger seus dados.

O atendimento da Central de Atendimento está disponível de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h. Contudo, é importante lembrar que as ligações realizadas por telefones fixos ou públicos, não tem custo. No entanto, as ligações feitas por celulares, o custo é equivalente a uma ligação local.