INSS: MILHARES de brasileiros já estão usando esse NOVO recurso de perícia médica

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta terça-feira, dia 24 de outubro de 2023, que um total de 452.028 cidadãos optaram por substituir as perícias médicas presenciais por análise documental desde a publicação da portaria conjunta 38 em julho deste ano. Essa medida visava simplificar as regras para a concessão do benefício de incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença.

A portaria conjunta 38, que entrou em vigor em julho de 2023, trouxe consigo uma série de mudanças na forma como os benefícios do INSS de incapacidade temporária são concedidos. Uma das mudanças mais notáveis foi a possibilidade de os segurados optarem pela análise documental em vez da tradicional perícia médica presencial.

Os números recentemente divulgados pelo INSS demonstram que muitos segurados abraçaram essa nova alternativa. A opção pela análise documental permite aos segurados evitar deslocamentos, agilizando o processo de solicitação e concessão do benefício, tornando-o mais eficiente e prático.

Entenda como funciona o Atestmed

O Atestmed é uma iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que visa simplificar o processo de concessão de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. Esta inovação representa uma alternativa à tradicional perícia médica presencial, tornando o procedimento mais ágil, eficiente e descomplicado, eliminando a necessidade de deslocamento até uma agência do INSS.

Os segurados que já tinham um agendamento para tal procedimento agora têm a opção de solicitar o “Auxílio por Incapacidade Temporária – Análise Documental – AIT nos canais oficiais do INSS. Além disso, o Atestmed assegura que a data de entrada do requerimento inicial permaneça inalterada, garantindo que os benefícios sejam concedidos sem atrasos.

Com o Atestmed, o INSS reforça seu compromisso em simplificar o acesso aos benefícios previdenciários, tornando o processo mais rápido, menos burocrático e mais conveniente para todos os beneficiários. Essa iniciativa representa um avanço significativo na modernização dos serviços do INSS.

INSS: MILHARES de brasileiros já estão usando esse NOVO recurso de perícia médica
INSS: MILHARES de brasileiros já estão usando esse NOVO recurso de perícia médica

Concessão de benefícios do INSS

A análise de documentos desempenha um papel fundamental na concessão de benefícios do INSS, já que permite uma avaliação mais rápida dos pedidos de benefícios, reduzindo o tempo que os segurados precisam esperar para receber assistência financeira. Isso é vantajoso para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras devido a incapacidade temporária, desemprego ou outras situações que justifiquem o recebimento dos benefícios.

Além disso, a análise documental evita que os segurados tenham que se deslocar fisicamente até uma agência do INSS. O Atestmed beneficia especialmente os cidadãos que vivem em áreas distantes ou que possuem dificuldades de mobilidade.

A análise de documentos permite uma revisão minuciosa da documentação médica e outros registros, o que pode resultar em decisões mais precisas. Vale também pontuar que a análise documental pode ser mais econômica para o próprio INSS, uma vez que elimina a necessidade de realizar perícias médicas presenciais para todos os casos.

Em suma, a análise de documentos desempenha um papel importante na concessão de benefícios do INSS, tornando o processo mais rápido, eficiente e acessível. Isso é fundamental para garantir que os beneficiários recebam o apoio de que precisam, quando mais precisam, ao mesmo tempo em que ajuda o INSS a gerenciar seus recursos de forma mais eficaz. Mais informações sobre o Atestmed podem ser obtidas nos canais oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.