INSS: Margem do crédito consignado pode aumentar para 45% - Notícias Concursos

INSS: Margem do crédito consignado pode aumentar para 45%

Segundo informações, a margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas pode ter um novo aumento. Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Leique prevê o aumento da margem para 45%.

O texto da PL é de autoria do deputado Alexandre Leite, que indica um aumento de mais cinco pontos percentuais na margem atual, ou seja, de 40% para 45%. Ele diz, que o “o crédito consignado, por vezes, na única fonte financeira capaz de custear as despesas e garantir a sobrevivência”.

O PL acrescenta um artigo à Lei 13.979/20 que estabelece as medidas de enfrentamento à pandemia no Brasil. A proposta foi apresentada depois que o Congresso Nacional afirmou a emergência da saúde pública, visto a importância internacional, por meio do decreto legislativo (expirado em 2020).

Tramitação do Projeto de Lei

Na Câmara dos Deputados, a medida tramita em caráter conclusivo e nos próximos dias será analisada pelas comissões de seguridade Social e Familiar, dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Aumento da margem para 40%

Atualmente, a margem de concessão do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, passou de 35% para 40%. Isso porque, o Governo Federal editou uma MP (Medida Provisória) 1.006/20, que confere essas condições, com vigência até 31 de dezembro de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?