O INSS Digital é um sistema online criado em 2018 para que advogados tenham mais agilidade na hora de fazer petições e acompanhar processos judiciais para concessão de aposentadorias e outros benefícios do INSS. Ou seja, é uma plataforma para tramitação de documentos online entre advogados e Previdência Social.
Podem acessar o sistema advogados inscritos na OAB que estejam adimplentes e não tenham punições ou condenações criminais. Para ter acesso, os advogados devem entrar no site da OAB de seu respectivo estado e procurar a seção “INSS Digital”. Depois de concluir o passo a passo descrito no site, um e-mail de confirmação irá chegar em até 10 dias úteis. Para entender melhor, continue com a leitura da matéria desta segunda-feira (28) que o Notícias Concursos preparou.
O INSS Digital é só para advogados?
Sim. Porém, se você quer saber como acessar a plataforma online direcionada aos beneficiários, o caminho é outro. Na verdade, o aplicativo correto para isso é o Meu INSS, disponível para aparelhos Android, iOS e que também pode ser acessado pelo site.
Quais serviços podem ser realizados pelo Meu INSS?
Ao todo, mais de 90 serviços podem ser acessados ou executados direto pelo app. Seguem alguns exemplos:
- Simulação de aposentadoria;
- Pedido de aposentadoria;
- Extrato para Imposto de Renda (Informe de Rendimentos);
- Agendamento de perícia;
- Consulta de benefícios;
- Prova de vida;
- Salário-maternidade urbano;
- Extrato de empréstimo consignado;
- Carta de concessão do benefício;
- Revisão de benefício;
- Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;
- Recursos;
- Cessação de benefício por óbito;
- Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;
- Cadastrar ou renovar representante legal;
- Reativar benefício, entre outros.
Como acessar o Meu INSS
Primeiro, é necessário baixar o app na loja de aplicativos do seu celular. Se preferir, acesse pelo site. Depois, é preciso realizar um cadastro. Veja como fazer:
- Acesse o site meu.inss.gov.br – ou app baixado no celular – e clique em “cadastrar senha”;
- Insira seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
- Clique em “não sou um robô” e aceite os termos de uso e política de privacidade antes de prosseguir;
- Responda às perguntas pessoais e clique em “continuar”;
- Nas páginas seguintes, preencha informações sobre sua vida contributiva – quando foi sua última contribuição para a Previdência, qual a faixa de salário e se já recebeu algum tipo de benefício previdenciário, por exemplo;
- Assim que terminar, clique em “criar senha”;
- Após isso, escolha a opção “entrar com gov.br’;
- Digite o CPF, a senha cadastrada, em seguida leia e aceite os termos de uso;
- Pronto! Você estará apto a utilizar os serviços.
Agora você já sabe como e quem pode usar o INSS Digital e o Meu INSS. Então, basta aproveitar todos os recursos da plataforma online, economizar tempo e resolver os quesitos necessários.