Mais uma semana se inicia, e com ela mais uma rodada de pagamentos de benefícios sociais do Governo Federal. Além disso, existe também a previsão de liberação de saldos de programas como o Auxílio Brasil.
Além disso, há o repasse extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a segunda parcela da antecipação do 13º salário para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Auxílio Brasil
No Auxílio Brasil, o Governo Federal seguirá com os pagamentos da sétima rodada do benefício. Com isso, a expectativa é de semana cheia. Dessa forma, cinco grupos deverão receber o dinheiro do projeto entre esta segunda-feira (23) e a próxima sexta-feira (27). Em outras palavras, o calendário de repasses segue o algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS).
Segunda-feira (23) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 4;
Terça-feira (24) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 5;
Quarta-feira (25) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 6;
Quinta-feira (26) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 7;
Sexta-feira (27) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 8.
Não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação. O processo de seleção acontece a partir dos dados já existentes em bancos de informações como o Cadúnico, por exemplo. Nesse sentido, a pasta estima que mais de 18,1 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento do benefício em maio.
O FGTS extraordinário
No caso do FGTS Extraordinário, os pagamentos seguem para mais dois grupos no decorrer desta semana. Neste caso, os repasses acontecem de forma espaçada. Assim, o primeiro deles deve ocorrer na próxima quarta-feira (25) e o segundo apenas no sábado (28). Todavia, é preciso atentar para o mês de aniversário de cada cidadão.
Quarta-feira (25) – Usuários que nasceram no mês de agosto;
Sábado (28) – Usuários que nasceram no mês de setembro.
A princípio, é importante lembrar que geralmente não é necessário nenhum tipo de solicitação para receber o repasse extraordinário do FGTS. No entanto, há casos específicos de cidadãos que precisam solicitar o saldo. De todo modo, é possível confirmar as informações através do app oficial do próprio FGTS.
Pessoas que nasceram nos meses de janeiro a julho já podem movimentar o dinheiro. Para isso, basta abrir o app do Caixa Tem e realizar a movimentação. Assim, será possível pagar boletos, fazer transferências e até mesmo algumas compras.
A antecipação do 13º salário
O Governo Federal deverá seguir com a liberação da antecipação do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda essa semana. A autarquia já depositou a primeira parcela da antecipação e agora deve seguir com a segunda rodada. Em suma, o calendário divide os grupos a partir do algarismo final do número do benefício.
Quarta-feira (25) – Segurados com o número final do benefício 1;
Quinta-feira (26) – Segurados com o número final do benefício 2;
Sexta-feira (27) – Segurados com o número final do benefício 3.
Por fim, vale lembrar que o calendário acima é válido apenas para as pessoas que recebem um salário mínimo em benefício do INSS. Entretanto, quem recebe mais do que este valor, começa a receber a segunda parcela do 13º salário a partir do dia 1 de junho.