Inscrições abertas para 50 vagas do CONCURSO GUARDA no MT

Confira requisitos

Concurso Guarda oferta vagas imediatas e formação de cadastro reserva

Se você deseja seguir esta carreira, saiba que mais um concurso Guarda está com inscrições abertas. Ao todo são 50 vagas mais cadastro.

Veja requisitos.

Sobre o concurso Guarda

O Concurso para Guarda Municipal de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, está com as inscrições abertas, oferecendo um total de 50 vagas imediatas e a formação de cadastro de reserva (CR).

Para concorrer a essas oportunidades, é necessário possuir nível médio completo, carteira de habilitação categoria “AB” e idade entre 21 e 35 anos. Os candidatos com deficiência também têm a chance de concorrer, com três vagas reservadas especialmente para eles.

Os aprovados neste certame terão como remuneração inicial o valor de R$ 2.500,00, representando uma oportunidade de ingresso em uma carreira estável e com boas perspectivas de crescimento profissional.

O cargo oferecido é o de Guarda Municipal, uma função essencial para a segurança e o bem-estar da comunidade, desempenhando atividades de fiscalização, proteção do patrimônio público e apoio à população local.

Funções do guarda

Veja as funções e atribuições da função:

  • Observar o fiel cumprimento das ordens de serviço e das disposições legais, devendo respeito aos seus chefes;
  • Exercer atividades de natureza policial, envolvendo a execução e controle administrativo e operacional das atividades inerentes ao cargo;
  • Garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do município;
  • Assessorar diretamente os superiores em seu mister;
  • Exercer atividades de policiamento comunitário;
  • Atuar em conjunto e parceria com as polícias estaduais e federais, dentro dos limites constitucionais e demais atividades decorrentes de convênios e em cooperação firmados junto a outras esferas de governo (estadual e federal), relacionadas à segurança pública do município;
  • Prestar serviços de orientação e fiscalização de trânsito;
  • Exercer policiamento em eventos públicos;
  • Exercer atividades de segurança preventiva da população em todo o território municipal, dentro e fora dos aparelhos e em logradouros pertencentes à municipalidade em geral;
  • Exercer a proteção dos bens, serviços e instalações públicas do município, bem como a vigilância diurna e noturna dos bens de uso comum da população, assim entendidos as escolas e unidades de saúde municipais, vias públicas, praças, parques, jardins, e quaisquer locais abertos à utilização pública em geral, integrado à promoção e educação para a cidadania;
  • Exercer vigilância permanente dos bens dominiais e de uso especial do município;
  • Exercer a proteção dos documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, bem como dos monumentos, das paisagens naturais notáveis e dos sítios arqueológicos;
  • Atuar na orientação de trânsito, na segurança escolar e na defesa ambiental, dentro do limite de suas atribuições;
  • Atuar e apoiar os serviços municipais afetos ao exercício do poder de polícia administrativa, assim como as atividades de defesa civil;
  • Exercer atividades de radiocomunicação e operacionalização de viaturas; e exercer outras atribuições de sua competência que lhe forem atribuídas pelos seus superiores hierárquicos em virtude da necessidade do serviço.
Inscrições abertas para 50 vagas do CONCURSO GUARDA no MT
Inscrições abertas para 50 vagas do CONCURSO GUARDA no MT. Imagem: Reprodução

Requisitos

Veja quem pode se inscrever no concurso Guarda:

Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, possuir carteira de habilitação categoria AB e ter entre 21 e 35 anos. São requisitos básicos, mas importantes para desempenhar as funções da Guarda Municipal.

O concurso envolve várias etapas, começando com uma prova objetiva com 40 questões sobre temas relacionados à função. Em seguida, há uma prova de redação para avaliar sua capacidade de expressão por escrito. Depois, vem um exame de saúde e toxicológico, uma avaliação psicológica e um teste de avaliação física.

Além disso, há uma investigação social e documental para verificar seus antecedentes e sua idoneidade. Se aprovado em todas as etapas, você passará por um curso de formação para se preparar para as responsabilidades da função de Guarda Municipal.

Fases

Na prova objetiva do concurso Guarda, para ser considerado habilitado, o candidato precisa alcançar no mínimo 50% do total de pontos, sem zerar em nenhuma das disciplinas.

Já na prova de redação, que ocorrerá no mesmo dia da prova objetiva, será necessário redigir um texto contendo entre 20 e 30 linhas. O tema poderá abordar assuntos da especialidade do cargo ou questões atuais. Essa etapa será de caráter eliminatório e classificatório, com a pontuação correspondendo a 20% do total da prova objetiva, por nível.

O TAF- Teste de Aptidão Física- vai contar com os seguintes exercícios:

  • Corrida;
  • Barra;
  • Abdominal;
  • Meio sugado; e
  • Natação

Como se inscrever no concurso Guarda

Os interessados poderão se inscrever  até o dia 22 de abril de 2024, no site da banca organizadora, Selecon, ao custo de R$ 100,00.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.