Inmet lança alerta de temporais. Veja lista de estados que serão atingidos

Inmet lançou uma nota de alerta de temporais para esta quarta-feira (31). Veja quais estados estão no caminho da chuva

Se você está se programando para curtir uma praia no último mês de janeiro, talvez seja melhor repensar os seus planos. Ao menos de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns estados do Brasil estão em projeção de alerta para temporais na quarta-feira (31).

Mas calma. Nem todos os estados do país estão nesta situação de alerta. Ainda tomando como base as informações do Inmet, as unidades da federação que poderão sofrer com os efeitos das fortes chuvas são:

  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Paraná;
  • Espírito Santo

Entendendo o formação dos temporais

Segundo o Inmet, estes estados estão no rastro das fortes chuvas porque existe um cenário de instabilidade atmosférica, que favorece a formação de nuvens carregadas, que normalmente são propícias para a ocorrência de uma série de tempestades.

Esta mesma projeção também foi realizada pelo Climatempo. Segundo esta fonte, a formação da frente fria na região vai começar a se formar na quarta-feira (31), e vai ocasionar fortes chuvas nos mesmos estados citados pelo Inmet.

Inmet lança alerta de temporais. Veja lista de estados que serão atingidos
Área em amarelo representa o perigo de temporais. Imagem: Reprodução/ Inmet

Temporais no Brasil

O começo do ano de 2024 não tem sido dos mais fáceis para milhões de brasileiros de algumas regiões do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, 12 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital carioca nos últimos dias. Para além disso, centenas seguem desabrigadas ou desalojadas.

São Paulo também vem enfrentando problemas. Segundo a Defesa Civil local, três pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital paulista recentemente. Por todo o Brasil, centenas de pessoas sofrem com os efeitos dos eventos climáticos.

Os problemas, no entanto, não começaram este ano. Em 2023, estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais também sofreram com os efeitos das fortes chuvas. Quem não sofreu com as chuvas, certamente sofreu com a seca. No Amazonas, por exemplo, o problema foi a grave estiagem, que fez com que rios inteiros secassem.

Milhares de cidades por todas as regiões do país se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública. Os motivos são os mais diversos, mas todos eles estão relacionados com os efeitos do clima, seja por conta das fortes chuvas, ou por conta da estiagem intensa em várias unidades da federação.

Antecipação do Bolsa Família

Usuários do Bolsa Família que residem em cidades que se encontram em situação de calamidade pública não precisam se preocupar com o final dos seus Números de Identificação Social. Para eles, o saldo foi depositado de maneira automática desde a última quinta-feira (18), a data oficial do início das liberações de janeiro.

“A recomendação de Lula é que não deve faltar apoio. Estamos aqui para isso. Se o orçamento não for suficiente, Medida Provisória (MP), como ele fez ano passado, foram mais de 2.000 municípios que viveram essa situação de emergência ano passado”, declarou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Quem não reside nas cidades que estão em situação de emergência precisará seguir neste mês o calendário oficial de pagamentos.

Abaixo, você pode conferir o detalhamento das datas do Bolsa Família para este mês de janeiro, tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (quarta-feira).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.