Inglês em concursos: quando devo me preocupar? Saiba!

Conhecer o inglês em concursos públicos é porta de entrada para oportunidades incríveis de vagas no serviço público.

Além disso, sabe-se que atualmente saber inglês é quase uma obrigação, e quem deseja uma boa vaga no mercado precisa correr atrás.

Há quem diga que o inglês em concursos não é muito avaliado e/ou cobrado, e por isso nem o inclui na sua lista de estudos.

Errado! O inglês em concursos vem sendo cada vez mais cobrado e se você concurseiro está almejando uma vaga, é melhor estar preparado!

Cada vez mais, as provas de concursos públicos têm exigido conhecimentos sobre línguas estrangeiras, em especial o inglês.

A cobrança já existe, principalmente, entre as áreas fiscal, bancária e econômica. Mas outras vagas em cargos públicos também vêm exigindo o estudo da língua inglesa.

O problema maior é que não está sendo dada a devida atenção para esta matéria e desta forma o candidato pode perder pontos valiosos em questões que parecem “bobagem”, mas não são!

Portanto, se o edital fizer menção a conteúdos de inglês, não os menospreze, os inclua na sua rotina de estudos sim!

Todavia, se o peso atribuído a essas questões seja baixo, inclua de forma menor e menos rotineira, mas nunca deixe passar.

O estudo do idioma é fundamental como as demais matérias e pode fazer diferença na classificação final.

Como estudar inglês para concursos?

Se quiser aprender da melhor forma possível o inglês em concursos, fique atento as dicas que vamos dar ao decorrer do artigo.

A 1ª regra antes de iniciarmos, é você não confundir o inglês cobrado nas provas de concurso público com o mesmo inglês que você estuda para aprender a se comunicar.

São objetivos e coisas extremamente distintas. Por isso não fique pensando que já sabe tudo, ok?

A cobrança do conhecimento do inglês em concursos é bem específica e não envolve, por exemplo, o conhecimento do speaking (falar e pronunciar) nem do listening (ouvir). Práticas essas super cobradas em cursinhos de inglês.

No inglês para concursos públicos, o candidato é testado em relação à sua capacidade de compreender o texto, discernir a mensagem e conhecer a gramática e o vocabulário para conhecer a resposta exata.

Em provas de concursos públicos o nível exigido varia conforme o cargo pretendido, em todas as matérias.

É como se compararmos um concurso de diplomata com um de PRF, por exemplo. O diplomata será muito mais cobrado por línguas estrangeiras, pois o cargo solicita isso.

Portanto, entenda que o propósito do idioma em concursos públicos é a interpretação textual.

A maior parte das questões avaliará sua capacidade assertiva das questões. Em suma, existirão ainda algumas gramaticais, mas serão poucas.

Técnicas de memorização

Conhecer o vocabulário é muito importante, mas é impossível fazer isso em pouco tempo.

Para te ajudar a memorizar, existem algumas dicas bacanas a serem seguidas:

  • Anotar as palavras em um caderno
  • Aplicar o desafio de aprender cinco palavras por dia (e anotá-las)
  • Desenhe a palavra, dependendo do seu significado
  • Leia traduções de músicas em inglês
  • Assista vídeos e seriados dublados

Formato das orações

Foco na interpretação sem deixar a gramática de lado, certo?

Um dos conteúdos mais importantes do inglês em concursos são as orações. Compreender os elementos principais vai te ajudar a identificá-los no texto e nas questões.

O formato básico de uma oração na língua inglesa é:

subject (sujeito) + verb (verbo) + complement (complemento)

Conheça os termos técnicos

O inglês em concursos públicos é exigido através do conhecimento de termos técnicos, por isso, vá aprofundando seus conhecimentos no vocabulário específico.

Uma dica bem valiosa é conhecer termos técnicos em inglês do seu cargo pretendido. Agora é hora de muita pesquisa, vá em frente!

Leia tudo

O seu vocabulário em inglês precisa ser estendido. Procure notícias em sites estrangeiros, opte por livros em inglês e até mesmo vídeos dublados como falamos anteriormente.

Ler é fundamental e ajuda o nosso cérebro a conhecer mais “novidades” e assim memorizar.

A leitura fará com que você se habitue na montagem de frases e consequentemente a entendê-las de melhor forma.

Como vimos então, o inglês em concursos pode tornar-se o ponto definitivo para levar o candidato a uma boa ou má colocação no resultado final, sendo crucial na hora da aprovação.

Desta maneira, não subestime a solicitação de outro idioma no seu concurso público.

Afinal, estudar tudo o que for possível para a prova nunca é demais e auxiliará você a garantir o maior número de pontos, te possibilitando então a conquista do seu tão sonhado cargo público, pense nisso!

Quer saber mais dicas como estas? Conheça as dias de nosso blog e vamos rumo a aprovação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.